A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. ... Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.
O átomo de flúor tem 7 elétrons na última camada, portanto, é ametal e tem tendência de ganhar elétron. ... Como a somatória das cargas entre o sódio e o flúor é igual a zero, não foi necessário cruzar as cargas. Para receber um elétron doado pelo átomo de sódio, basta um átomo de flúor.
Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.
À vista disso, um átomo adquire estabilidade quando atinge a quantidade de oito elétrons na camada mais externa do núcleo. ... E é na camada mais externa do núcleo do átomo que ocorrem as ligações químicas, e dependendo do número de elétrons nessa camada, ele é considerado estável.
A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). ...
Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
O átomo de hidrogênio é uma exceção a regra do octeto se estabilizando com apenas dois elétrons.
Além dele, há outros elementos que descartam oito elétrons para obterem a estabilidade. São eles: Berílio: fica estável com apenas quatro elétrons na última camada; Boro e Alumínio: estabilizados com seis elétrons na camada de valência.
A estabilidade dos átomos é uma das matérias mais temidas dentro da Química. A estabilidade de seus núcleos se dá por conta dos nêutrons, partículas atômicas sem carga elétrica identificadas em 1932 pelo inglês James Chadwick, e que fazem parte da composição de todos os átomos.
Por muito tempo químicos teóricos questionaram-se a respeito da estabilidade do núcleo atômico para átomos “pesados”, isto é, que apresentam muitas partículas nucleares. A questão central é a carga positiva dos prótons, a qual faria com que os mesmos se repelissem mutuamente, o que acabaria por desintegrar o átomo.
Alguns compostos conseguem estabilizar-se com mais ou menos de oito elétrons na camada de valência. Nesses casos acontecem as exceções à teoria do octeto. Acontece principalmente com o fósforo (P) e o enxofre (S), que são átomos relativamente grandes e possuem o subnível “d”.
Três pontos são fundamentais ao se estudar o núcleo do átomo e a sua constituição: a natureza das partículas que o constitui, a natureza das forças que mantém as suas partículas unidas e, propriamente, a estrutura nuclear.
O que causa Moniliase Esofagica?
Quando o Fibroadenoma deve ser retirado?
O que é bom para cólica de bezerro?
Como faço para excluir colunas no Excel?
Como tratar antúrio com fungos?
Como fazer bola de meia com papel?
Como saber se o bebê tem APLV?
Como deixar o GTA 4 em português?
Como retirar elementos iguais de uma lista Python?
O que significa a expressão vulgo?
Como mudar o idioma no Parler no celular?
Como enviar um cachorro de uma cidade para outra?
Tem como regular a altura do freio?
Quais os sintomas da Verme Giardia?
Como tirar manchas de espinha do rosto rápido?