A Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante de fato recebido por uma empresa através da venda dos seus serviços ou produtos, com alguns descontos.
Para o cálculo a Receita Líquida pega-se o valor da Receita Bruta e subtrai-se o valor referente às devoluções de vendas, aos abatimentos e aos impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas. Lembramos ainda que ambas as receitas operacionais são indicadas no Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Como vimos, a receita líquida é o total comercializado pela empresa (receita bruta) depois das deduções de impostos, descontos, abatimentos e devoluções.
Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante que a empresa efetivamente recebe pelas vendas de seus produtos. É a receita bruta menos os impostos incidentes sobre a venda, os descontos e os abatimentos concedidos.
As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
O ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”. ... Em resumo, o ebit diz respeito apenas ao lucro operacional da empresa. Isso quer dizer que despesas ou receitas financeiras não são inclusas nesse tipo de cálculo.
Conhecer as formas para se calcular a receita líquida da empresa é de extrema importância para qualquer negócio, independente do setor e tamanho. Isso porque o resultado da receita líquida é um indicador que apresenta a real análise econômica e financeira da empresa.
Como interpretar a Receita Líquida ? A receita líquida é geralmente utilizada para verificar o valor total que entra para o caixa da organização. Assim, a receita líquida pode ser interpretada como um valor “limpo”, dado que, seu resultado surge após as deduções necessárias, expondo, dessa maneira, apenas o valor em caixa.
Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida. A Receita Líquida ajuda o empresário a efetivamente entender quanto de dinheiro a empresa está ganhando, já que se trata do resultado da Receita Bruta após a dedução de impostos, das devoluções e dos descontos concedidos.
O cálculo da Receita Líquida Operacional é uma operação relativamente simples. Para realiza-lo, é necessário acrescentar o total de vendas à vista ou a crédito, contabilizando-as como receita. Quer dizer, incluindo as vendas que os consumidores de fato receberam.
Como configurar VPN para home office?
Quanto tempo a pessoa fica com a bolsa de colostomia?
Como funciona atendimento em UBS?
Quais as formas de clamar ao Senhor?
Como identificar se o aluno tem dislexia?
Qual é o coeficiente de Poisson?
Como se constitui um estágio supervisionado?
Como saber se uma pessoa tem carteira de trabalho assinada?
O que causou a queda da monarquia romana?
Como saber o ping da minha rede?
O que é como foi a expansão nazista?
Como saber se a pessoa está online no Gbwhatsapp?
Como otimizar espaço na área de serviço?