A Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante de fato recebido por uma empresa através da venda dos seus serviços ou produtos, com alguns descontos.
Para o cálculo a Receita Líquida pega-se o valor da Receita Bruta e subtrai-se o valor referente às devoluções de vendas, aos abatimentos e aos impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas. Lembramos ainda que ambas as receitas operacionais são indicadas no Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Como vimos, a receita líquida é o total comercializado pela empresa (receita bruta) depois das deduções de impostos, descontos, abatimentos e devoluções.
Receita Operacional Líquida (ROL) é o montante que a empresa efetivamente recebe pelas vendas de seus produtos. É a receita bruta menos os impostos incidentes sobre a venda, os descontos e os abatimentos concedidos.
As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
O ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”. ... Em resumo, o ebit diz respeito apenas ao lucro operacional da empresa. Isso quer dizer que despesas ou receitas financeiras não são inclusas nesse tipo de cálculo.
Conhecer as formas para se calcular a receita líquida da empresa é de extrema importância para qualquer negócio, independente do setor e tamanho. Isso porque o resultado da receita líquida é um indicador que apresenta a real análise econômica e financeira da empresa.
Como interpretar a Receita Líquida ? A receita líquida é geralmente utilizada para verificar o valor total que entra para o caixa da organização. Assim, a receita líquida pode ser interpretada como um valor “limpo”, dado que, seu resultado surge após as deduções necessárias, expondo, dessa maneira, apenas o valor em caixa.
Juros e ganhos provenientes de aplicações financeiras (descontados os impostos) também compõem a Receita Líquida. A Receita Líquida ajuda o empresário a efetivamente entender quanto de dinheiro a empresa está ganhando, já que se trata do resultado da Receita Bruta após a dedução de impostos, das devoluções e dos descontos concedidos.
O cálculo da Receita Líquida Operacional é uma operação relativamente simples. Para realiza-lo, é necessário acrescentar o total de vendas à vista ou a crédito, contabilizando-as como receita. Quer dizer, incluindo as vendas que os consumidores de fato receberam.
Qual antipsicótico tem menos efeitos colaterais?
Qual tipo de fumo faz menos mal?
Quanto vale 1.000 pontos no cartão de crédito?
Como é definida a classificação dos agentes de risco?
Como ativar a energia do dinheiro?
Qual fio usar para Refletor de LED?
Como preencher data automaticamente no Excel?
Quais são os tipos de aprendizagem em psicologia?
Como saber os IPs conectados na rede pelo cmd?
É possível a anulação do registro civil?
O que é a classificação fiscal da mercadoria?
O que fazer para aumentar os batimentos do coração?
O que é permacultura na arquitetura?
Quantas vezes por dia devo tomar complexo B?
Como se escreve 5-100 em decimal?