A participação popular e o controle social em saúde, dentre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), destacam-se como de grande relevância social e política, pois se constituem na garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas públicas de saúde.
Sendo tais práticas exercidas de duas formas: a participação institucionalizada, regulamentada pela Lei nº 8.142/1990, que na área da saúde se expressa nos Conselhos locais, municipais e estaduais e nas Conferências de Saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, onde atores participam como representantes de ...
Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo.
L8142. LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
A participação popular faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros.
A participação popular constitui-se em uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplada no artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e na lei 814290, a qual define a organização e o funcionamento do Controle Social do SUS e suas Conferências.
A participação social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8.080/90 e 8.142/90). O Controle Social no SUS é um dos principais instrumentos para promover a democratização da saúde, propiciando a participação efetiva da sociedade na busca da garantia dos direitos ...
Entretanto, é a Lei n.° 8.142/1990 que dispõe sobre a participação social no SUS, definindo que a participação popular estará incluída em todas as esferas de gestão do SUS. Legitimando assim os interesses da população no exercício do controle social (BRASIL, 2009).
Participação social Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação comunitária, a Constituição Federal de 1988 apontou para a relevância da inserção da população brasileira na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde.
Quem é soropositivo tem como tomar posse em concurso?
Qual é o menor número que ao ser dividido por 2 3 é 5 deixa o resto 1?
Como dar entrada no loas por doença?
Como escanear um documento usando o celular?
Quanto à previdência privada abate no Imposto de Renda?
Como trabalhar a falta de atenção e concentração?
Quem é o garante no direito penal?
Qual é o sal que a solubilidade sofre um maior efeito da temperatura no intervalo de 60 ºC a 100 ºC?
Qual o melhor jeito de dormir com o braço engessado?
Quais orientações necessárias para se obter uma amostra de EPF?
Quais as principais técnicas de investigação usadas no processo terapêutico da psicanálise?
Qual o melhor horário para tomar olmesartana?
Quantos Venaflon pode tomar por dia?
Como trabalhar o multiculturalismo na educação infantil?
O que significa a palavra Genericidade?
O que é o certificado de conclusão do ensino fundamental?