A infância é o tempo que vai do nascimento à maturidade dos pequenos, e é dividida em períodos diferentes. Essas fases servem para classificar as crianças de acordo com as características físicas, psicológicas e sociais da infância. E, para agrupá-los com base no comportamento específico da idade.
Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.
De acordo com a legislação brasileira, a constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade incompletos. Ambos são reconhecidos como sujeitos de direitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
Estágio pré-natal (concepção até nascimento)Primeira infância (nascimento até 3 anos)Segunda infância (3 a 6 anos)Terceira infância (6 a 12 anos)Adolescência (12 a 20 anos)Jovem adulto (20 a 40 anos)Meia-idade (40 a 65 anos)Terceira idade (65 anos em diante)
- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc.
34 curiosidades que você vai gostar
“Do ponto de vista pedagógico e com bases no Jean Piaget, grande pesquisador das fases do desenvolvimento infantil, são quatro as fases: o sensório motor, que acontece de 0 a 2 anos; o pré-operatório que abrange dos 2 aos 7 anos; o operatório concreto, que envolve as crianças dos 8 aos 12 anos de idade; e o operatório ...
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade.
A adolescência tem sido vista na Psicologia como uma fase do desenvolvimento que apresenta características muito especiais, tais como rebeldia, crise de identidade, conflito geracional, tendência grupal, necessidade de fantasiar, evolução sexual manifesta e outras mais.
2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
A infância é uma fase de suma importância, é a fase da vivência e percepção do mundo a partir do olhar, tocar, saborear, sentir e agir. ... Viver a infância é poder brincar, correr, pular, cantar, sorrir, aprender, questionar... é ter ao lado, sempre adultos responsáveis que cuidem, amem e orientem este ser em formação.
“A “descoberta” da infância teria de esperar pelos séculos XV, XVI e XVII, quando então se reconheceria que as crianças precisavam de tratamento especial, “uma espécie de quarentena”, antes que pudessem integrar o mundo dos adultos” ( HEYWOOD, 2004, p. 23).
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que 90% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade. Intervenções na primeira infância podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros.
Ou seja, enquanto a adolescência é um marco que tem relação com a idade e com as mudanças sociais³, a puberdade envolve fatores biológicos – podendo, inclusive, ter duração e acontecer em idades diferentes para cada uma de nós¹! Separamos algumas das principais mudanças causadas pela puberdade no corpo das meninas.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que adolescente é o indivíduo entre 12 e 18 anos incompletos. ... Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).
Instituído pela Lei 8.069 de 1.990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos hoje. O estatuto dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Segundo o ECA, é considerado criança quem tem até 12 anos incompletos. Já entre 12 e 18 anos são adolescentes.
Muitas vezes, os adolescentes mudam o jeito de se vestir, se dedicam a novos hobbies ou demonstram outros interesses que podem parecer estranhos para aqueles que o conhecem desde a infância; outras vezes, podem engajar em comportamentos de risco, como uso de substâncias, violação de regras e atitudes promíscuas, que ...
A adolescência é caracterizada por mudanças biopsicossociais peculiares a cada um. Ser adolescente envolve, muitas vezes, sentimentos confusos, dúvidas, irritabilidade, ansiedade. Esta é uma parte normal e saudável de ser adolescente.
Tudo acontece nos primeiros anos de vida. Aquele bebê que nasce enroladinho e de olhos fechados desabrocha e “cai na vida” tornando-se um ser que anda, corre, fala, pensa, se relaciona, faz escolhas e se faz presente ocupando um lugar próprio no mundo.
Aos 8 anos, as crianças estão expansivas e agitadas, mas com um pouco mais de maturidade. Já se comunicam com agilidade e de maneira mais reativa, são curiosas e “ligadas no 220”. É possível, nessa faixa etária, perceber traços mais marcantes da personalidade dos pequenos.
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
As fases da vidaA vida e as divisões. A vida se inicia pelo nascimento do ser vivo e se encerra com a sua morte, mas esse espaço que fica entre o início e o final possui algumas divisões, que são as chamadas fases da vida. ... A infância. ... A adolescência. ... A idade adulta. ... A velhice.
As 4 fases do desenvolvimento cognitivo infantil segundo PiagetEstágio sensório-motor (0 a 2 anos): ... Estágio pré-operacional ou simbólico (2 a 7 anos): ... Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): ... Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): ... E o desenvolvimento infantil na pandemia?
Na verdade, a puberdade é a fase inicial da adolescência, então ela é caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo humano.
Adolescência (do latim «adolescentia-», juventude) é o período da vida humana que sucede à infância. Começa com a puberdade e caracteriza-se por uma série de mudanças corporais e psicológicas. Inicia-se mais ou menos aos 12 anos e termina aos 20.
A infância é o onde a vida é mais proveitosa, um tempo de inocência, sem maldade, onde tudo é lindo e maravilhoso, tão bom que passa tão rápido e nem dá para perceber, um mundo sem responsabilidades ,onde o sorriso é sincero e as lágrimas são resultado da ingenuidade.
Como saber um número de telefone?
São direitos dos condôminos exceto?
O que faz aumentar o hormônio da tireoide?
Qual a importância dos combustíveis fósseis para a humanidade?
Qual é o peixe mais bonito do Brasil?
Qual prazo para recurso administrativo?
Quem tem gastrite e refluxo pode comer morango?
O que quer dizer data de conclusão?
Quais os sintomas de displasia fibrosa?
Como saber se o objeto e indireto?
Quanto ganha um profissional CGA?
Qual o significado de abstração para a arte?
Como o Beija-flor faz pra dormi?
O que significa uma colher de sopa?