O que é a evicção nos contratos?

Pergunta de Gaspar Sebastião de Garcia em 27-05-2022
(25 votos)

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

O que é evicção exemplo?

A evicção ocorre quando quem comprou um bem ou está em uso de uma coisa se vê obrigado a restituir a outro o bem ou a coisa, por força de sentença judicial. Assim como no exemplo citado no início do conteúdo: a pessoa compradora do carro foi obrigada a devolvê-lo.


O que ocorre quando a coisa recebida em contrato sofre a evicção?

Evicção, então, consiste na perda total ou parcial de um bem adquirido, em regra, onerosamente, por determinação judicial ou administrativa, em virtude de motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

Quem responde pela evicção?

Ocorre a evicção quando o adquirente de um bem vem a perder, total ou parcialmente a sua posse e/ou propriedade, em razão de sentença/decisão judicial fundada em motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. Art. 447 CC Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

É possível prever no contrato a evicção?

Em verdade, quando se analisa a cláusula de exclusão de risco pela evicção é possível afirmar que o legislador previu a situação do adquirente que tomou todos os cuidados necessários para a análise da coisa a ser adquirida e concluiu que os riscos não existem.

Direito Civil (Contratos) - EVICÇÃO - Direito Levado a Sério


33 curiosidades que você vai gostar

É possível excluir a responsabilidade por evicção em um contrato?

Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção. Não obstante a cláusula que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu.

Quando ocorre a evicção?

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

Quem é parte legítima para responder pelos riscos da evicção?

Com efeito, o Magistrado asseverou que o alienante é responsável pela evicção em todo e qualquer contrato oneroso, pelo qual se transfira o domínio, a posse ou o uso do bem, independentemente de ter agido de boa ou má-fé, tendo, desse modo, o evicto direito à restituição do preço - valor da coisa à época em que se ...

São partes envolvidas na evicção?

Na evicção, as partes são: A) alienante: responde pelos riscos da evicção; B) evicto: adquirente do bem em evicção; C) evictor: terceiro que reivindica o bem.



Outras questões

Como fortalecer corpo mente e espírito?

Como funciona agendamento de pagamento de boleto?

Como transformar um arquivo XAPK em APK?

Que horas debita pagamento agendado Itaú?

Como mexer na formatação de uma tabela dinâmica?

Como lidar com pessoas difíceis no casamento?

Como fazer uma capa de resenha ABNT?

Como calcular a Variancia e o desvio padrão no Excel?

O que é scalping na Bolsa?

Como transformar taxa de mês em dia?

Como tirar formatação da planilha?

O que é hotspot no celular?

Como faço para importar um arquivo em PDF para o Corel?

O que o sistema límbico controla?

Quais as funções do Smartwatch F8?

Como transformar uma base em um corretivo?

Como restaurar as paredes do estômago?

Como converter bônus em internet?

Como fortalecer as articulações do ombro?

Como funciona o agendamento de pagamentos BB?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com