O que é a evicção nos contratos?

Pergunta de Gaspar Sebastião de Garcia em 27-05-2022
(25 votos)

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

O que é evicção exemplo?

A evicção ocorre quando quem comprou um bem ou está em uso de uma coisa se vê obrigado a restituir a outro o bem ou a coisa, por força de sentença judicial. Assim como no exemplo citado no início do conteúdo: a pessoa compradora do carro foi obrigada a devolvê-lo.


O que ocorre quando a coisa recebida em contrato sofre a evicção?

Evicção, então, consiste na perda total ou parcial de um bem adquirido, em regra, onerosamente, por determinação judicial ou administrativa, em virtude de motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. É prevista no art. 447 do CC, pelo qual "nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

Quem responde pela evicção?

Ocorre a evicção quando o adquirente de um bem vem a perder, total ou parcialmente a sua posse e/ou propriedade, em razão de sentença/decisão judicial fundada em motivo jurídico anterior à aquisição da coisa. Art. 447 CC Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção.

É possível prever no contrato a evicção?

Em verdade, quando se analisa a cláusula de exclusão de risco pela evicção é possível afirmar que o legislador previu a situação do adquirente que tomou todos os cuidados necessários para a análise da coisa a ser adquirida e concluiu que os riscos não existem.

Direito Civil (Contratos) - EVICÇÃO - Direito Levado a Sério


33 curiosidades que você vai gostar

É possível excluir a responsabilidade por evicção em um contrato?

Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção. Não obstante a cláusula que exclui a garantia contra a evicção, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preço que pagou pela coisa evicta, se não soube do risco da evicção, ou, dele informado, não o assumiu.

Quando ocorre a evicção?

A evicção ocorre quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.

Quem é parte legítima para responder pelos riscos da evicção?

Com efeito, o Magistrado asseverou que o alienante é responsável pela evicção em todo e qualquer contrato oneroso, pelo qual se transfira o domínio, a posse ou o uso do bem, independentemente de ter agido de boa ou má-fé, tendo, desse modo, o evicto direito à restituição do preço - valor da coisa à época em que se ...

São partes envolvidas na evicção?

Na evicção, as partes são: A) alienante: responde pelos riscos da evicção; B) evicto: adquirente do bem em evicção; C) evictor: terceiro que reivindica o bem.



Outras questões

O que é um manifesto de uma nota fiscal?

Quais os 4 estágios da úlcera?

Quais são as fases da industrialização?

Quanto produz uma vaca leiteira?

Como visitar o Zoológico de SP?

Com quantos anos se entra na adolescência?

O que é escultura?

O que é descrição sucinta?

O que foi a escola nova?

Qual é a diferença entre prosperidade e riqueza?

Quem é o maior campeão do Paulistão?

Quanto custa cirurgia catarata?

Quais são as profissões no campo?

O que são agentes fisicos?

Quando o bem de família pode ser penhorado?

Como foi o período homérico?

O que e vogal tematica?

Quanto tempo o corpo humano leva para se decompor?

O que são rendimentos de capitais?

O que significa vitamina B6 alta?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com