Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais. ... É destinada às populações rurais nas diversas produções de vida já citadas, assim como serve também como denominação da educação para comunidades quilombolas, em assentamento ou indígena.
A Lei 9.394/96 (LDB), Capítulo II “Da Educação Básica” Seção I “Das Disposições Gerais”, estabelece que: ... Esse artigo possibilitou a construção das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), documento é considerado um marco do direito à educação nos territórios rurais.
Em contraponto à visão de camponês e de rural como sinônimo de arcaico e atrasado, a concepção de educação do campo valoriza os conhecimentos da prática social dos camponeses e enfatiza o campo como lugar de trabalho, moradia, lazer, sociabilidade, identidade, enfim, como lugar da construção de novas possibilidades de ...
Escola Rural - Educação - InfoEscola.
A educação rural, na maioria das vezes, contempla currículos urbanos, ficando aquém da realidade dos alunos rurais. Assim, as pessoas desse meio acabam carentes de conhecimentos e habilidades que lhes proporcionariam maior eficiência no trabalho, agilidade na resolução de problemas cotidianos.
“Uma das principais estratégias para fortalecer a educação no campo é a formação de professores”, destaca Rita Gomes, do MEC. Segundo ela, um educador que atua no campo deve compreender que a sua atuação docente ocorre em um contexto não homogêneo, em escolas pequenas e com turmas multisseriadas.
Distinguir estes conceitos é relevante, uma vez que a Educação Rural e a Educação do Campo são concepções educacionais diferentes, sendo a Educação do Campo uma proposta consagrada por diversos movimentos sociais ligados ao campo, provinda da necessidade de “romper” com o modelo educacional rural até então utilizado.
A base material que dá sustentação à escola do campo é a preservação dos valores sociais e a cultura do trabalho do homem do campo. A LDB 9394/96, portanto, trouxe a chave que abria o campo do direito para os movimentos sociais reivindicarem a escola para os sujeitos do campo.
Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.
CONCEPÇÃO DE CAMPO E DE EDUCAÇÃO DO CAMPO1 O CAMPO É importante fazer uma distinção dos termos “rural” e “campo”.
A Educação do campo é uma modalidade de ensino que tem como objetivo a educação de crianças, jovens e adultos que vivem no campo.
A concepção de campo tem o seu sentido cunhado pelos movimentos sociais no final do século XX, em referência à identidade e cultura dos povos do campo, valorizando-os como sujeitos que possuem laços culturais e valores relacionados à vida na terra. Trata-se do campo como lugar de trabalho, de cultura, da produção de conhecimento na
Assim, importante diferenciar no presente trabalho a educação rural e a educação do campo, tendo em vista que ambas vão se referir aodireito à educação à população do campo, mas com perspectivas diferentes, pois surgem em épocas históricas distintas. Mas que, infelizmente, ainda há resquícios da educação rural nos dias atuais.
Como se declarar sendo tímido?
O que fazer para se dar bem em física?
Como declarar que sou independente?
Como funciona um compressor semi Hermetico?
Qual é a função das asas dos insetos?
Como se defender de auto de infração?
Como se defender de cachorro grande?
Como fazer uma declaração diferente?
Como preencher um envelope de carta em branco?
Como era estruturada a sociedade egípcia?
Como preencher o está EUA passo a passo?
Como preencher guia INSS no site?
Como atualizar os dados cadastrais da Sky?
Como imprimir na impressora e recortar na Silhouette?