A energia potencial elástica é a energia acumulada pelos corpos elásticos. Na natureza, entre as propriedades da matéria, existem materiais que têm a chamada elasticidade.
Energia mecânica é caracterizada pela capacidade de um corpo de gerar trabalho. O trabalho, por sua vez, é a energia aplicada por uma força em um deslocamento. Sendo assim, existem inúmeros exemplos rotineiros para exemplificar a energia mecânica como um carro subindo uma ladeira, montanha russa, sinuca etc.
Energia potencial elástica é a energia armazenada como resultado da aplicação de uma força para deformar um objeto elástico. A energia é armazenada até que a força seja removida e o objeto volte à sua forma original, realizando trabalho no processo. A deformação pode envolver comprimir, esticar ou torcer o objeto.
Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:
Resumo sobre energia potencial A energia potencial pode ser armazenada pelo corpo e está diretamente relacionada à posição do corpo no espaço.
Em geral, a energia potencial é usada para que um corpo entre em movimento: ela é convertida em energia cinética. Como ocorre esta conversão? O corpo utiliza a energia potencial para realizar trabalho. ... Enquanto a energia cinética estava ligada à velocidade do corpo, a energia potencial estará associada à sua posição.
Você pode ver esta parte da fisica sendo usada a quase todos os momentos do dia. Porem onde é mais facil visualizar é naquilo que possui movimento, como andar, correr para peguar um onibus, chutar uma bola, jogar uma moeda para o alto, andar de bicicleta e até mesmo ir para o espaço, o que não é tão comum assim.
Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas se associada à posição, energia potencial. A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando essa capacidade de realizar trabalho está relacionada com o movimento, ela é chamada de energia cinética.
A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas. ... A mola sempre voltará para seu tamanho inicial. e apertarmos a mola, comprimindo-a, ela nos empurrará, a fim de restaurar o seu comprimento inicial.
A energia potencial elástica é igual ao trabalho da força elástica que a mola exerce sobre um corpo. Sendo, K a constante elástica da mola. Sua unidade no sistema internacional (SI) é N/m ( newton por metro ).
Existem diversos objetos cotidianos que são capazes de armazenar energia potencial elástica, confira alguns deles: 1 Molas: alguns amortecedores de veículos, molas de colchões etc; 2 Látex: tiras de borracha, trampolim, bola de borracha etc. More ...
Ep: é a medida da quantidade de energia que é armazenada por algum corpo elástico que estiver sob o efeito de uma força que o deforma, essa energia é medida em Joules; k: é uma propriedade de cada material.
A fórmula usada para calcular a energia potencial elástica de um corpo relaciona a sua constante elástica (k) com a deformação sofrida pelo corpo (x), e é mostrada a seguir, confira: Vamos analisar a fórmula e cada uma de suas variáveis:
Considere um exercício realizado com a ajuda do elástico em que o paciente deve puxá-lo até seu corpo e depois soltá-lo lentamente. A figura abaixo ilustra a posição do paciente. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que completa as lacunas das frases a seguir.
Quando uma pessoa volta a ser réu primário?
Qual é a segunda cidade mais velha do mundo?
O que é declaração insuficiência?
Quantos usuários tem o Instagram?
Quanto tempo devo esperar para colocar o peixe no aquário?
Como conseguir passagem gratuita para tratamento médico?
Quem tem direito a receber o Bolsa Família?
Qual a diferença entre reunião e assembleia nas sociedades limitadas?
Quando ir para o deserto de sal?
O que pode gerar conflitos no trabalho?
Quantos animatronics existem no FNaF?
O que fazer quando picada de inseto inchaço?
O que tem no mix de ervas finas?
Qual a melhor forma de fazer depilação íntima?