A elasticidade do preço da procura ou elasticidade do preço na demanda, às vezes chamada de elasticidade-preço, é um conceito económico que apresenta a elasticidade da quantidade procurada de um bem ou serviço, em relação às mudanças nos preços destes.
A elasticidade-preço da demanda (EPP ou EPD) mostra a relação entre demanda (quantidade buscada de um produto ou serviço) e as possíveis mudanças de preços. Em resumo, é o cálculo da variação percentual da demanda em relação ao valor do produto.
A elasticidade-preço da demanda pode ser classificada em cinco graus: Demanda Perfeitamente Inelástica: Elasticidade igual a 0 (zero) Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1. Demanda de Elasticidade Unitária: Elasticidade igual a 1.
A elasticidade preço da demanda é responsável por medir a reação dos consumidores às mudanças no preço de um bem.
A elasticidade preço da oferta mede a variação na oferta de um produto conforme a variação no preço deste produto. Ou seja, essa medição verifica o quão sensível é a oferta em relação às variações no preço. Normalmente, quanto maior o preço de um produto, maior será a quantidade ofertada do mesmo.
30 curiosidades que você vai gostar
Elasticidade é a propriedade que determina como um corpo retorna ao seu tamanho e forma originais após ter sido distendido (deformado) por uma força. ... Observações indicam que corpos como, por exemplo, uma mola helicoidal ou uma tira de borracha alongam-se sempre que uma força for aplicada.
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda). "Em sentido genérico, é a alteração percentual de uma variável, dada a alteração percentual em outra, ceteris paribus.
A demanda é "elástica" quando a quantidade demandada aumenta (diminui) muito diante da queda (aumento) do preço. Exemplo 1. ... A demanda é "inelástica" quando a quantidade demandada aumenta (diminui) pouco diante da queda (aumento) do preço.
A elasticidade-preço da demanda para um bem em particular é influenciada pela disponibilidade ou não de bens substitutos. Quanto mais bens substitutos estiverem disponíveis mais elástica é a demanda, se não há bens substitutos a demanda é inelástica. Elasticidade de Curto-Prazo e Elasticidade de Longo-Prazo.
Como saber se a pilha está vazia?
Qual o melhor tipo de caneta tinteiro?
Como usar o caroço do abacate para emagrecer?
Quanto tempo demora para crescer a unha de gato?
Para que serve cefalexina líquido?
Como saber se sou uma pessoa besta?
Como passar cera de abelha na tábua?
Como saber se a pilha é nova ou usada?
Qual o comportamento de um maníaco?
Quando surgiu o seguro de vida?
Quantos dias usar a pomada metronidazol?