Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.
Hegel e a filosofia da dialética: Tese; Antítese; e Síntese.
A dialética é, a princípio, um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. O resultado do embate de ideais diferentes pode proporcionar uma nova ideia. Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica.
A dialética hegeliana é composta de três elementos - tese, antítese e síntese.Tese. A tese é a afirmação inicial, a proposição que se apresenta.Antítese. A antítese é a refutação ou negação da tese. ... Síntese. A síntese é composta a partir da convergência lógica (lógica dialética) entre a tese e sua antítese.
Para Hegel, não existe algo que seja impossível de ser pensado. Assim, ele afirma que “o real é racional e o racional é real”. Não é possível separar o mundo do sujeito, o objeto e o conhecimento, o universal e o particular. Em outras traduções do alemão, é dito que “o real é efetivo”.
35 curiosidades que você vai gostar
Elas são as relações: 1) individual-particular-geral; 2) causa- efeito; 3) necessidade-causalidade; 4) essência-aparência; 5) conteúdo-forma; 6) possibilidade-realidade.
RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.
Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para compreender a história. A dialética marxista considera o movimento natural da história e não admite sua maneira estática e definitiva. Segundo Engels: “O movimento é o modo de existência da matéria”.
Diferentemente da indução e da dedução, a dialética não se baseia em evidências ou premissas, mas em três elementos muito importantes: a tese, a antítese, elemento oposto, contraditório, e a síntese, momento em que se associa as duas afirmações de forma que se possa falar da contradição.
Como intimidar pessoas com o olhar?
Qual a causa da morte de Ferreira Gullar?
Como chegou ao fim à ditadura de Fulgencio Batista qual regime foi implantado em Cuba?
Como elaborar uma pesquisa de preço?
Qual a melhor maneira de ensinar as sílabas?
Como trabalhar a corporeidade na escola?
Como saber se tem alguma intimação em meu nome?
Como saber se tenho dispareunia?
Como saber se o ambiente tem energia negativa?
O que acontece se fizer gato na água?
Quais são as causas de aparecimento de percevejos?
Como contratar internet fibra?
Como se cadastrar para fazer entregas para Magazine Luiza?