Cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. ... A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.
A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena. ... Conjunto de histórias e contos narrados pelo povo e transmitidos de geração em geração.
A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
No Brasil, podemos pegar como exemplos de cultura popular a literatura de cordel; a música sertaneja de raiz; o samba; o maracatu; as festas populares, como o frevo, o Círio de Nazaré, o Festival de Parintins e a Folia de Reis; as cantigas; a mitologia indígena; e tantas outras expressões artísticas e culturais ...
Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
Cultura popular são as tradições, crenças e costumes construídos e compartilhados por um povo. A cultura popular pode ser nacional ou regional. O carnaval é uma expressão de cultura popular nacional, pois é conhecido em todo país e fora dele inclusive, e as festas ocorrem em todo território nacional.
Muitas vezes classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas.
A valorização da cultura popular para as culturas populares está inserida no imaginário social, que por sua vez são resgatados nas representações sociais e que, por conseguinte relacionados à identidade cultural. Existem várias maneiras de valorizar a cultura popular: a primeira pela
Ao contrário da cultura popular, a cultura erudita é quase exclusiva para pessoas com capacidade financeira elevada. A ópera e obras de arte são alguns exemplos de manifestações da cultura erudita. Veja mais sobre a diferença entre cultura popular e cultura erudita. Data de atualização: 20.
Resumo O presente texto analisa a importância da cultura popular para o desenvolvimento local, considerando as manifestações e expressões populares detentoras do contexto regional como fator de identidade cultural. O conhecimento da cultura local reforça a valorização bem como o incentivo ao desenvolvimento da região.
Como ganhar dinheiro escrevendo para revistas?
O que substitui a palavra presente?
Como ser criativo em uma conversa?
Como destravar na hora da redação?
O que é encaixe macho e fêmea?
Qual é a broca para furar concreto?
Qual o melhor higienizador de ar condicionado para carro?
Como usar Citoneurin 5.000 Injetavel?
Como administrar Amoxicilina 250mg 5mL?
Qual o lado certo de usar a grelha?
Para que serve o medicamento Belfaren?
Qual o custo para construir um shopping center?
Como tomar o bromoprida gotas?
O que fazer quando não tem namorada?