Segundo um jurisculto, para Lassalle, a Constituição seria “um pacto juramentado entre o rei e seu povo, estabelecendo os princípios alicerçais da legislação e do governo dentro de um país” ou “a lei fundamental pro- clamada pela nação, na qual se baseia a organização do Direito público do país” (LASSALLE, 1998).
Vimos, resumidamente, que Ferdinand Lassalle, em sua palestra realizada na Berlim prussiana de 1862, entende que a Constituição de um país somente será efetiva se ela resultar dos fatores reais do poder que imperam na sociedade.
Se fizesse esta indagação a um jurisconsulto, receberia mais ou menos esta resposta: “Constituição é um pacto juramentado entre o rei e o povo, estabelecendo os princípios alicerçais da legislação e do governo dentro de um país”.
O que são fatores reais de poder para Lassalle? Ele os define como: "Os fatores reais de poder que governam no seio de cada sociedade são esta força ativa e eficaz que informa todas as leis e instituições jurídicas da sociedade em questão, fazendo com que não possam ser, em essência, mais do que são."
Para Hesse, a Constituição somente se desenvolve se ela for dotada de uma ordenação jurídica tangida pela racionalidade. Ele não nega que os fatores reais do poder existem, mas diferente de Lassalle, ele acredita que a própria Constituição regula e limita tais fatores.
43 curiosidades que você vai gostar
Lassale indica que a Constituição real e efetiva é aquela integralizada pelos fatores reais de poder que regem a sociedade, enquanto a outra Constituição escrita pode ser denominada folha de papel. Para Lassale, os problemas constitucionais não são problemas de direito, mas de poder.
De acordo com Kelsen: “O fundamento de validade de uma norma apenas pode ser a validade de outra norma, [...], designada como norma superior”. (KELSEN, 1974, p. 267). Para Ferdinand Lassale, num sentido sociológico, a Constituição é a soma dos fatores reais de poder que predominam em uma comunidade.
O conceito de fatores reais de poder foi utilizado por Ferdinand Lassalle, no século XIX ao expor conferência à intelectuais e operários como forma de fundamentar a existência de uma Constituição real que se sobrepõe à Constituição Formal (jurídica).
Quando Lassalle (1998) diz expressamente que “o poder da nação é invencível”, plausível entender que “o poder do povo é invencível”. Logo, se o poder do povo é invencível, ele é o detentor real do poder. Ele é a Constituição.
Como usar Cicatricure creme no rosto?
Como transformar uma apresentação de PowerPoint em PDF?
Como usar o colírio Lacrima Plus?
Qual periferico e de entrada e saída?
Como dar enrofloxacina para gatos?
Quais são as aplicações da eletrodeposição do cobre?
Como podemos classificar os triângulos obtidos de acordo com ângulos internos?
Como se pode caracterizar o mercantilismo?
Como salvar um script em Python?
Como são classificados os solos quanto a sua textura?
Como salvar documento no notebook?
Como salvar um site favorito no Safari?
Onde eu posso plantar uma árvore?
O que dar para um pássaro Recém-nascido?
Como pode ser classificada a flexibilidade?