As tabelas de composição de alimentos são documentos com informações sobre a composição nutricional, como carboidratos, lipídeos, fibras, proteínas, minerais, vitaminas e outros compostos, de diversos alimentos.
Dados sobre composição de alimentos são importantes para inúmeras atividades: avaliar o suprimento e o consumo alimentar de um país, verificar a adequação nutricional da dieta de indivíduos e de populações, avaliar o estado nutricional, para desenvolver pesquisas sobre as relações entre dieta e doença, em planejamento ...
Carboidratos, lipídeos e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de calorias/energia. A energia é utilizada para as funções vitais do organismo: respiração, circulação, síntese protéica, renovação celular e trabalho físico. ... Cada 1g fornece 4 Kcal às células do corpo.
A composição centesimal de um alimento exprime de forma básica o valor nutritivo ou valor calórico, bem como a proporção de componentes em que aparecem, em 100g de produto considerado (porção comestível do alimento), os grupos homogêneos de substâncias do alimento.
O objetivo é prevenir ou tratar doenças e problemas de saúde, e também auxiliar os indivíduos na implementação de um novo estilo de vida e necessidade de uma dieta especial. Logo, há a preocupação dessa ciência com a composição de cada alimento e os efeitos deles sobre o corpo humano.
34 curiosidades que você vai gostar
Nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. ... Os nutrientes chegam ao nosso corpo por meio da alimentação e conhecê-los é fundamental para entender o motivo de termos uma alimentação cheia de frutas e hortaliças.
O bom estado nutricional é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo, inclusive, para a prevenção de doenças.
Portanto, conhecer a composição bromatológica ou química dos alimentos é o ponto de partida para a formulações de dietas balanceadas, que tomam como base os nutrientes contidos nos alimentos e as necessidades nutricionais das diversas categorias dos animais de produção.
Os principais nutrientes são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Estes podem ser divididos em duas categorias: os macronutrientes e os micronutrientes.
Como aumentar os cabelos ralos?
Qual o parentesco da rainha Vitória com a rainha Elizabeth?
Quantos navios foram afundados na segunda guerra mundial?
Qual tubo para coleta de enzimas cardíacas?
É possível a acumular loas com aposentadoria?
O que quer dizer a palavra assimilamos?
Qual a importância da flexibilidade no contexto da gestão estratégica em uma organização?
Qual é o melhor condomínio do Brasil?
Como se relacionam a educação inclusiva e a Educação Especial?