Em embriologia, clivagem é o desenvolvimento de um organismo multicelular através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião é dividido em numerosas pequenas células nucleadas, chamadas blastômeros.
A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial. Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente. ... Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto. Discoidal: A divisão ocorre em uma área de disco que não apresenta vitelo.
Todos nós já fomos, um dia, uma única célula, resultante da reprodução – a chamada célula-ovo ou zigoto. Este zigoto é resultado da união de duas outras células: o espermatozóide (produzido pelo homem), e o óvulo (produzido pela mulher).
Essa célula se forma a partir da união de um espermatozóide (célula masculina) com um óvulo (célula feminina). ... Logo após sua formação, ela se divide originando duas novas células, que também se dividem formando mais duas, e assim sucessivamente.
Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem. Estas células resultantes são embrionárias, denominadas de blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem que ocorre.
Os blastômeros maiores são denominados macrômeros; e os menores, micrômeros.
Qual as características do clima tropical de altitude?
Como tirar a conta de criador de conteúdo?
Quais os tipos de agentes químicos?
Como é chamado o aeroporto de Brasília?
Quanto tempo posso ficar como turista em portugal?
Quais são exemplos de países socialistas?
Qual um átomo em estado natural perde elétrons ele se transforma em?
São exemplos de memórias Não-voláteis?
Qual valor do limite do cartão PicPay?
Quais são os tipos de lesões musculares?
Quanto tempo dura salsicha na geladeira?