Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.
Para historiadores, a desigualdade no Brasil é herança do período colonial e se deve a fatores como a influência ibérica, os padrões e posses de latifúndiose a escravidão. Todos esses fatores colaboraram para a formação de uma sociedade muito desigual nos quesitos social e econômico.
Qual a porcentagem de desigualdade social no Brasil? Uma pesquisa divulgada em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que os 10% mais ricos ficam com 43% da renda nacional.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são: Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico. Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas pela: violência.
Por meio delas, é possível fomentar debates que conscientizem e possibilitem construir alternativas para essa superação, reduzindo os efeitos e as consequências da desigualdade social no país. A desigualdade social acarreta diversas consequências negativas para a população, em especial para grupos sociais ou parcelas populacionais mais vulneráveis.
Onde o hidrogênio foi descoberto?
Como plantar a semente do capim buffel?
Como foi desenvolvido o Braille?
Como plantar sementes de Andropolo?
Como plantar bromélia Porto Seguro?
Quem criou o Orçamento Participativo?
Onde foi gravado a série Hebe?
Como Tales desenvolveu o Teorema de Tales?
O que foi a Primeira República e quais as suas duas subdivisões?
Quem foi o primeiro presidente eleito por voto popular no Brasil?
Quanto tempo demorou a construção da Terceira Ponte?
Como criar duas contas no mesmo celular?
Quais são as 4 ações que levam a prosperidade financeira?
Como saber que seu casamento chegou ao fim?