A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).
Ao reduzir a quantidade de poros, dosagens com menor relação água/cimento terão menores velocidades de carbonatação no concreto. Portanto, a sílica ativa pode ser considerada como um dos principais meios de se evitar tal patologia.
A corrosão no concreto armado ocorre em locais mais expostos à umidade e agentes agressivos, ou em áreas com muitas falhas, como ninhos de concretagem que, pela alta porosidade local, acaba por facilitar a penetração de agentes agressivos.
A carbonatação inicia-se na superfície da estrutura e forma a “frente de carbonatação”, composta por duas zonas com pH distintas (uma básica e outra neutra). Esta frente avança em direção ao interior do concreto e quando alcança a armadura ocorre a despassivação do aço e este se torna vulnerável.
Uma forma de evitar a eflorescência é utilizando cimentos com baixo teor de hidróxido de cálcio como o CP III e CP IV, eles tem alto teor de escória e argila pozolânica, que por sua vez, reduzem a porosidade e a quantidade de hidróxido de cálcio presente no cimento.
A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.
Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.
A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.
Este fenômeno pode acontecer por reação eletroquímica ou química. Este tipo de corrosão acontece bem lentamente. Quando exposta a umidade, gases nocivos ou demais intempéries, a armadura de aço oxida. Por isso, realizar o tratamento adequado para esta patologia é fundamental para aumentar a vida útil do edifício.
Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.
São eles: umidade, gás carbônico e oxigênio. A seguir, veja todas as etapas do processo de carbonatação do concreto: O consumo de Ca diminui o pH do concreto, deixando o aço exposto à corrosão. A carbonatação do concreto é um processo físico-químico entre CO2 e os compostos da pasta de cimento.
Como as reações de carbonatação dependem da presença de água e de oxigênio, o fenômeno tende a avançar mais rapidamente quando os poros são parcialmente ocupados por ar e por água. Como evitar a carbonatação? Uma série de ações podem e devem ser utilizadas para controlar ou minimizar o risco de o problema acontecer.
Condições ambientais: altas concentrações de CO2 aumentam as chances de ataque ao concreto. Essa influência é ainda maior para concreto com elevada relação água/cimento. Temperatura: fator que exerce grande influência no desenvolvimento das reações químicas e deve ser considerado na análise da durabilidade da estrutura.
Já do ponto de vista químico, há uma redução da alcalinidade. Como o CO2 se difunde no concreto de fora para dentro, a carbonatação se dá nesse mesmo sentido, estando intimamente ligada ao concreto de cobrimento.
Qual o valor da taxa de Revistoria?
Qual é o objetivo principal do projeto de pesquisa?
Qual o tamanho do campus da USP?
Qual o efeito de 4 mg de clonazepam?
Como faz um TCC passo a passo?
Para que serve o Dipropilenoglicol?
Qual refrigerante e menos prejudicial à saúde?
Quando se usa sapata ou estacas?
O que precisa para pedir exoneração?
Como separar em sílabas a palavra?
Quanto custa para colocar grama no quintal?
Qual a importância de se conhecer os métodos contraceptivos no planejamento familiar?
Qual a doença genética mais rara do mundo?
Quanto dá pra ganhar como entregador?