A brisa marítima é um fenômeno diário, sopra do mar para a terra durante o dia e em sentido contrário à noite. Durante o dia a temperatura da terra se eleva mais rapidamente que a da água. Isso acontece porque o calor específico da água é maior que o da terra.
À noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra. Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa.
Durante o dia, o ar sobre a superfície da terra fica mais quente do que sobre a superfície do mar, portanto a brisa sopra do mar para a terra e é chamada de brisa marítima.
Brisa Marítima: É o deslocamento do ar frio que vem dos oceanos em direção ao ambiente terrestre. Brisa Terrestre: É o deslocamento do ar frio que vem da terra em direção ao mar.
A brisa marítima geralmente ocorre entre o meio dia e o fim de tarde, horários nos quais a terra está mais aquecida (CARDOSO, 2009), enquanto que a brisa terrestre sopra entre a meia noite, e o início da manhã, período no qual a temperatura da água do mar está mais elevada do que a terra, devido ainda à diferença de ...
21 curiosidades que você vai gostar
O ar aquecido no continente sobe e o ar que está acima do mar desce para o continente para ocupar o espaço da quantidade de ar que sobe. Assim, formam-se correntes de convecção que constituem a brisa marítima e a brisa terrestre.
Isso porque o Sol aquece a areia ao longo do dia e seu calor sobe, enquanto o ar frio que vem do mar – e que demora mais para esquentar do que a areia – faz seu percurso inverso, em direção à praia. É nessa troca de posições que o fenômeno acontece: a brisa marítima.
A brisa terrestre é uma corrente formada por ventos noturnos que sopram do continente em direção ao oceano. Ela está associada às diferenças entre os calores específicos da água e da areia e com o fenômeno de convecção, que pode ser entendido como um processo de transferência de calor.
A brisa marítima é formada por ventos diurnos que sopram do mar para o continente. Ocorre devido à diferença de temperatura entre um e outro. Para se aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra.
As brisas são fenômenos naturais que ocorrem por conta da pressão atmosférica. O ar quente é menos denso que ar frio, o que faz com que ele apresente-se mais leve. Durante o dia, o continente é mais quente do que o oceano, já que a porção continental esquenta mais rapidamente do que a água.
O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.
A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido. Durante a noite, a areia também perde energia mais facilmente que a aguá, esfriando-se mais rapidamente.
Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h.
O contraste térmico se acentua. Assim, o ar frio do mar que é mais denso avança em direção aos locais em que a temperatura está mais alta com o ar menos denso. Isso explica o vento do fim de tarde e do começo de noite.
Durante a noite, o processo é inverso: a areia apresenta uma temperatura menor que a da água, e o ar nessa região, consequentemente, é mais frio. Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar.
Esse deslocamento de ar do mar para o continente é conhecido como brisa marítima. Durante a noite, a água do mar está mais quente que a areia da praia.
A brisa marítima é uma corrente formada por ventos diurnos que sopram do oceano em direção ao continente. Ela está relacionada às diferenças entre os calores específicos da água e da areia e com o fenômeno de convecção, que pode ser entendido como um processo de transferência de calor.
Convecção é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas. Quando um fluido é aquecido, sua porção mais quente diminui de densidade, passando a sofrer mais com o empuxo.
Convecção é um dos processos de transferência de calor que ocorre por meio da movimentação interna de fluidos, como a água ou o ar atmosférico, graças ao empuxo atmosférico. ... O restante do fluido que se encontra em menor temperatura tende a “descer”, já que sua densidade é um pouco maior.
Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.
Os ventos súbitos de curta duração e elevada velocidade são denominados rajadas. Os ventos fortes de duração intermédia (cerca de um minuto) são denominados borrascas ou lufadas. Os ventos de longa duração têm vários nomes de acordo com a sua intensidade média, como brisa, vento forte, ventania, tempestade ou furacão.
Transporta nuvens para outras paragens, que necessitam de chuva. Auxilia o voo de certas aves que assim realizam voo planado, como por exemplo a gaivota (do género Larus), que despendem deste modo menos energia. Renova o ar que respiramos e torna possível a prática de certos desportos recreativos e radicais.
Se fornecermos calor às mesmas quantidades de água e de areia, é fácil observar que a areia se aquece muito mais rapidamente do que a água, pois o calor específico da água (1 cal/g.C) é maior do que o da areia (0,2 cal/g.C).
A primeira é a influência do vento Nordeste, que provoca a ressurgência costeira. O fenômeno acontece quando o vento característico da estação mais quente do ano sopra durante várias horas, com certa intensidade e em uma área grande e acaba por gerar uma corrente que desloca a água superficial da costa para o alto mar.
Isso acontece porque as nuvens agem como "um cobertor", empurrando o calor para baixo e fixando-o à superfície da Terra. Já nas áreas sem nuvens, o clima fica mais seco e quente durante os dias, mas a temperatura diminui à medida que o calor se dissipa.
Qual o remédio caseiro para matar berne de cachorro?
O que é um currículo flexível?
Como matar os Boss Bloodborne?
Qual a origem da palavra resumo?
Como mudar a orientação de apenas uma página no Google Docs?
Como matar Eveline no Resident Evil 7?
Como era chamada a parte mais alta da cidade de Atenas?
Como evitar o gorgulho no milho?
Qual o nome do templo muçulmano onde se encontra a Pedra Negra?
Como criar um campo de formulário no Word 2007?
Qual é a pedra preciosa da cor azul?
Qual o Instagram da Ana Carolina Oliveira?
Qual o nome da nova transformação do Vegeta?
Como melhorar a resolução de um Arquivo em PDF?
Como aumentar a mobilidade torácica?
Como fazer uma nota de rodapé no Word 2010?