Alternância de gerações: observa-se uma fase de pólipo assexuada e uma de medusa sexuada. Em alguns hidrozoários, por exemplo, pode-se observar pólipos dando origem a medusas por um processo assexuado. Essas medusas liberam gametas na água, que, ao fecundarem-se, dão origem a larvas plânulas que são natantes.
A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada (ocorre troca de gametas).
Em algumas espécies de cnidários, observa-se, no ciclo de vida, a chamada alternância de gerações ou metagênese. No hidrozoário Obelia, por exemplo, temos uma fase de pólipo assexuado e uma fase de medusa sexuada. Nesse ciclo a fase de pólipo reproduz-se por brotamento, dando origem a várias medusas.
A alternância de gerações é um fenômeno presente no ciclo de vida de todas as plantas e também em algumas algas e fungos. Essa alternância significa que durante a vida da planta ela passará por uma fase haploide, denominada de gametófito, que se alternará com a geração diploide, conhecida como esporófito.
Diversas espécies de cnidários possuem uma forma de reprodução conhecida por alternância de gerações, em que as medusas, que são sexuadas, dão origem aos pólipos, e estes, por sua vez, dão origem às medusas por reprodução assexuada.
Situação que ocorre no ciclo de vida de um organismo, em que há duas ou mais formas diferentes - gerações - que se distinguem pela forma, hábitos e processos de reprodução.
A flutuação entre esses estágios diploides e haploides que ocorre nas plantas é chamada de alternância de gerações ou ciclo metagênico. A maneira pela qual a alternância de gerações ocorre nas plantas depende do tipo de planta.
Atualmente são conhecidas cerca de 10.000 espécies de cnidários, sendo a maioria marinha. São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas. Leia também: Poríferos – características gerais, fisiologia, reprodução e importância Estrutura do corpo de um cnidário
Alternância das gerações. A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada (não ocorre troca de gametas) e uma fase sexuada (ocorre troca de gametas).
As trocas gasosas nesses animais também ocorrem na superfície dos seus corpos. Percepção de estímulos nos cnidários: possuem células nervosas espalhadas por todo seu corpo.
Qual a posição do feto com 23 semanas?
Qual o significado do ultrassom?
Como ocorre o mecanismo de reação SN2?
Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição?
O que significa quando a pessoa manda OPA?
Como ocorre a resposta imunológica frente aos fungos?
Como ficam as férias na MP 936?
Quais são os 3 tipos de ferro obtidos industrialmente?
Quando acontece a regeneração?
Como escrever a palavra Xuxa de cabelo?
Como fica o rosto após a luz pulsada?
Quando ocorre a transformação do vinho em vinagre?
Quem trabalha com periculosidade aposenta com quantos anos?
Como escrever guie seus passos?