O que diz o princípio da razoabilidade e proporcionalidade?

Pergunta de Luís Joaquim de Jesus em 30-05-2022
(27 votos)

A razoabilidade exige uma relação de equivalência entre a medida adotada e o critério que a dimensiona. O postulado da proporcionalidade exige que o Poder Legislativo e o Poder Executivo escolham, para a realização de seus fins, meios adequados, necessários e proporcionais.

O que diz o princípio da razoabilidade?

O princípio da razoabilidade é conceituado por Barroso (2014) como um basilar de valoração dos atos do Poder Público, para aferir se eles estão informados pelo valor superior inerente a dado ordenamento jurídico: a Justiça.


O que é o princípio da proporcionalidade?

O princípio da proporcionalidade (que em inúmeras oportunidades é tratado como princípio contido no âmbito da razoabilidade) tem por finalidade precípua equilibrar os direitos individuais com os anseios da sociedade.

O que é o princípio da proporcionalidade na administração pública?

Afirma este doutrinador que o objetivo do princípio da proporcionalidade nada mais é do que proibir excessos desarrazoados, por meio da aferição de compatibilidade entre os meios e os fins da atuação administrativa, a fim de se evitar restrições abusivas ou até mesmo desnecessárias.

Quais os 3 Subprincipios da proporcionalidade?

A doutrina alemã subdivide o princípio da proporcionalidade em três subprincípios: adequação, necessidade ou exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito, os quais se referem às etapas que são verificadas na aplicação da proporcionalidade e, estando os três subprincípios presentes, a proporcionalidade é ...

Princípios da razoabilidade e da proporcionalidade


18 curiosidades que você vai gostar

O que são os princípios constitucionais?

Os princípios constitucionais são aqueles que guardam os valores fundamentais da ordem jurídica. Nos princípios constitucionais condensa-se bens e valores considerados fundamentos de validade de todo sistema jurídico. Sabe-se que os princípios, ao lado das regras, são normas jurídicas.

Qual o artigo do princípio da proporcionalidade?

No Brasil, o princípio da proporcionalidade encontra-se implicitamente previsto na Constituição Federal de 1988, mas está expressamente posto no art. 2º da Lei nº 9.784/1999, a qual, em seu art. 2º, preceitua que a Administração Pública obedecerá, dentre outros, ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade.

Quais são os princípios básicos da Administração Pública?

Os princípios administrativos

“A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…).”

O que é o princípio da impessoalidade no direito administrativo?

O princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa.



Outras questões

Por que usar adubo?

O que é constelação familiar online?

Qual o conceito de direitos fundamentais?

O que são os princípios morais?

O que você entende por bens Cite 3 exemplos?

Quanto tempo demora para ativar o TIM Beta?

Qual é o triplo de 200?

Qual foi a causa da morte de Lázaro na Bíblia?

Como usar a barra no teclado do Chromebook?

Qual a melhor furadeira e parafusadeira 2021?

O que é usado para fazer a previsão do tempo?

É perigoso viajar de avião à noite?

Qual é a origem da Espanha?

Quais as vitaminas do feijão branco?

Como rastrear um celular urgente?

O que é a validade de um argumento?

Quanto tempo leva pra bananeira produzir?

Como limpar sofá de couro com bicarbonato?

Como a depressão afeta a memória?

O que Jesus fala sobre amor ao próximo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com