O que diz o artigo 478 da CLT?

Pergunta de Luís Santos de Esteves em 27-05-2022
(20 votos)

478 - A indenização devida pela rescisão de contrato por prazo indeterminado será de 1 (um) mês de remuneração por ano de serviço efetivo, ou por ano e fração igual ou superior a 6 (seis) meses.

O que diz o artigo 75 da CLT?

75-E. O empregador deverá instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho. Parágrafo único. O empregado deverá assinar termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pelo empregador.


O que diz o artigo 486 da CLT?

Preceitua o artigo 486 da CLT que "No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo ...

O que diz o artigo 483 da CLT?

§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço. § 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

O que diz o artigo 9 da CLT?

Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

Artigo 478 da CLT - RHBS


35 curiosidades que você vai gostar

O que diz o artigo 457 da CLT?

457 da CLT estabelecia que integravam o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem e abonos pagos pelo empregador, com exceção da ajuda de custo e das diárias para viagem que não excedessem de 50% do salário percebido pelo empregado ...

O que diz o artigo 3º da CLT?

- Considera-se empregado toda a pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

Quais são os casos de rescisão indireta do art 483 da CLT?

Segundo o Artigo 483 da CLT, a rescisão indireta do contrato de trabalho é uma modalidade que se dá através de uma falta grave que o empregador comete com o funcionário. Desse modo, é uma demissão por justa causa inversa, ou seja, do empregado para o empregador.

Como funciona a rescisão indireta do contrato de trabalho?

A rescisão indireta é caracterizada pela solicitação da demissão por parte do colaborador e se difere do pedido de demissão, pois, é realizada quando o empregador não cumpre a lei ou o acordo firmado no momento da contratação.



Outras questões

Como tomar montelucaste 10mg?

Quais os fatores de risco que permitem a realização do Pré-natal na UBS?

Para que serve Tribulus e Mucuna?

Como tomar Ginkgo Biloba 500mg?

Qual antibiótico para inflamação no útero?

Qual o efeito do Artrodar?

Como o Oxaloacetato pode ser reposto?

O que vender na Shopee que dá dinheiro?

Qual episódio Siddiq morre?

Que cor O Scott enxerga?

Onde é o Pantanal que está pegando fogo?

Que episódio conta a história de Shisui?

Em que ano morreu o Padre Cícero?

Sou Mei posso emitir CTe?

Quais são as vantagens do SketchUp para arquitetura?

Como Ricky Harris morreu?

Como pagar o INSS de um funcionário MEI?

Qual o nome do documento básico emitido pelo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos?

Como o Sol gira?

Como mudar a conta do PlayStation Network?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com