O que diz o artigo 42 do CDC?

Pergunta de Inês Kelly Soares Fernandes Teixeira em 01-06-2022
(64 votos)


O que diz o artigo 42 do CDC?

42, parágrafo único, do CDC dispõe que, sendo o consumidor cobrado em quantia indevida, terá direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável, que deverá ser demonstrado pelo fornecedor a fim de ...

O que é o engano justificável no art 42 do CDC?

Para aferição do "engano justificável" é preciso analisar se não houve culpa por parte do fornecedor. Se ele provar que não houve negligência, imprudência ou imperícia de sua parte, ficará isento de indenizar o consumidor pelo dobro da quantia cobrada.

Quando ocorre a repetição do indébito?

A repetição de indébito simples é a mera restituição do valor, e é cabível na ampla maioria dos casos. Já a repetição de indébito em dobro é a restituição do valor, acrescida do mesmo montante, em caráter indenizatório. É cabível somente quando o credor realizar cobrança por uma dívida que já foi paga.



Qual é o artigo 42?

Provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto: Pena – prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis. Art. 42.

Qual o artigo do CDC que fala sobre cobrança indevida?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Quando é possível o pagamento em dobro nos casos em que a cobrança ao consumidor é indevida e quando se configura o engano justificável?

Devolução em dobro por cobrança indevida não exige má-fé comprovada, diz STJ. A devolução em dobro do valor cobrado indevidamente do consumidor não depende da comprovação de que o fornecedor do serviço agiu com má-fé. Ela é cabível se a cobrança indevida configurar conduta contrária à boa-fé objetiva.



O que é devolução de forma simples?

Está previsto no art. 876 do Código Civil, a restituição de valores cobrados indevidamente de forma simples, conforme segue: ... Portanto, todo aquele que pagou quantia indevida, possui o direito de pleitear a restituição do referido valor, de forma simples, acrescido de correção monetária e juros legais de 1% ao mês.



Outras questões

Como testar sensor de presença PIR?

Qual a diferença entre o quati e o guaxinim?

Como se faz um pedido de recurso?

É verdade o casamento entre sogro e genro?

Quanto vale mil réis em real?

Qual carga horária de um supervisor?

Qual argamassa usar em banheiro?

Como Kylie Jenner ficou bilionária?

Qual a importância do Brasil nessa dinâmica Mercosul?

Quais os princípios da responsabilidade civil?

O que o petrolato causa na pele?

Qual a cor que dá amarelo mais vermelho?

Estou à procura de emprego tem crase?

Porque tenho que dormir no escuro?

O que usar depois do sérum?

Qual a lei que protege o homem de apanhar da mulher?

Como evitar a Molten Freddy em Fnaf 6?

O que é o mês de novembro?

Quanto vale a moeda de 1 00 do ano de 1998?

Como fica a amamentação depois de 1 ano?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com