A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.
A Teoria da Contingência, ou Teoria Contingencial, aborda o comportamento organizacional por uma perspectiva teórica ficando em como as contingências internas e externas, como gestão, tecnologia e o ambiente, atingem o desenvolvimento e o funcionamento das organizações (MOLINARI; GURREIRO, 2004).
De todas as Teorias ADM, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impões coações e ameaças à organização.
A teoria contingencial tem como objetivo se adaptar a um ambiente mais incerto, com alto grau de mudanças tecnológicas e de mercado, buscando otimizar a estrutura da empresa conforme os fatores contingenciais e o ambiente assim demandarem.
A premissa da teoria da contingência aplicada à contabilidade gerencial é verificar quais fatores contingentes afetam o modelo de sistema de informação gerencial de forma que o mesmo possa ser adequado à situação em que a organização se encontra.
43 curiosidades que você vai gostar
Os fatores contingenciais são definidos como variáveis que influenciam a gestão organizacional, podendo ser classificação como variáveis internas (tecnologia, estrutura, estratégia e porte), e variáveis externas (ambiente) (ESPEJO; FREZATTI, 2008).
A abordagem contingencial é funcionalista e tende a auxiliar os processos decisórios e contribuir para o sucesso da estratégia organizacional. Não apenas é relevante a utilização da teoria, mas também a evidenciação da mesma no ambiente de trabalho.
No contexto empresarial, a contingência está relacionada ao resultado e consequências indesejável da concretização de um determinado risco. Refere se a um evento com potencial de paralisar o funcionamento de uma empesa ou parte dela, considerada vital para o atingimento dos seu objetivos estratégicos.
Para a Teoria da Contingência Estrutural a organização adapta-se continuamente ao seu meio ambiente e trabalha com diversos fatores contingenciais, tais como: estratégia, tamanho, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, refletindo a influência do meio em que está inserida.
Como selecionar várias linhas no vs Code?
Quem ganhou o prêmio Revelação 2021?
Como fumar com a piteira de vidro?
Como funciona o banco de horas na nova lei?
Qual o objetivo do Fundamental I?
Porque na Coreia pessoas com o mesmo sobrenome não podem se casar?
Como imprimir PDF sem cortar a folha?
Quais são as principais características do axé?
Qual contribuição a norma ISO 9000 trouxe para a cadeia de suprimentos?
Em que EP e O casamento do Sanji?
Qual o valor do reajuste do piso dos professores para 2022?
Quantas gramas de massa para uma pizza de 35 cm?
O que é e para que serve a cromatografia?