A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.
A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.
A NBR 5410/2004 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (ABNT, 2004, p.
Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.
Em seu artigo 6.5.9.2, a NBR 5410 estipula que todo quadro de distribuição, não importa se geral ou de um se- tor da instalação, deve ser especificado com capacidade de reserva (espaço), que permita ampliações futuras, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetiva- mente previstos inicialmente.
37 curiosidades que você vai gostar
O que é NBR 5410? A norma brasileira NBR-5410 é que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.
A Norma Brasileira NBR-5410 estabelece as condições necessárias para o funcionamento seguro de uma instalação elétrica de baixa tensão - até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua. É utilizada em instalações prediais, públicas, comerciais, industriais e de serviços.
ABNT NBR 7117 – Aterramento Elétrico.
Aterramento Elétrico: Protege a sua integridade física
Além disso, ele é discutido na NBR 5410 e também na Norma Regulamentadora NR10. Portanto, o aterramento elétrico é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos elétricos e proteção da integridade física das pessoas.
Esta Norma estabelece os requisitos específicos para as instalações elétricas em locais de afluência de público, a fim de garantir o seu funcionamento adequado, a segurança de pessoas e de animais domésticos e a conservação dos bens.
A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.
Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, cujo circuitos elétricos são alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, e possuem frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua (NBR 5410, 2004).
NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.
A NBR 5444 foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 1989, com o objetivo de estabelecer os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais usadas em projetos elétricos.
O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.
A norma ABNT NBR 5418 – Instalações elétricas em atmosferas explosivas foi inicialmente publicada pela ABNT em 1977, tendo ainda como base os requisitos do NEC, mantendo os mesmos requisitos existentes no projeto P NB-158 (1969).
NOTA 1 – O anel de aterramento deverá estar no mínimo 80% enterrado, aceitando-se em casos de extrema necessidade, como por exemplo caso de interferências com outras instalações que no máximo 20% do eletrodo possa estar a uma profundidade menor.
O valor da resistência medida para um aterramento ideal, deve ser abaixode 5 Ω (ohms). Porém, em caso de fábricas, por exemplo, é aceitado até 10 Ω. A umidade da umidade do solo e outras químicas ajudam a influencia no valor desta resistência.
Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.
A literatura específica recomenda que a resistência de aterramento não ultrapasse 10 ohms/m. A resistencia entre terra e neutro deve ser inferior 30 ohms e deve ser utilizado o terrometro ou micro ohmímetro para a medição e o terra deve ser montado conforme a norma.
Para adquirir a norma é preciso entrar no site da ABNT e ir até a aba “loja” no canto superior direito, na janela seguinte escolha a opção “normas ABNT”, logo em seguida, clique na opção “pesquise e adquira a sua norma”. Agora é só preencher NBR 5410 na aba “número” e depois clicar em que “buscar”.
Existem diversos tipos de aterramento de acordo com a norma NBR-5410, tais como:Esquema TN: ... Esquema TN-S: ... Esquema TN-C: ... Esquema TN-C-S. ... Esquema TT: ... Esquema IT: ... Os objetivos para existir o cabo de terra, são:
Existem diversas normas regulamentadoras, mas as mais utilizadas na área da elétrica são: ABNT NBR 5410, ABNT NBR 14039 e também a ABNT NBR 5419. Vamos falar detalhadamente de cada uma delas, para facilitar o entendimento e a importância de se basear nas mesmas para realizar um trabalho seguro e de qualidade.
Entre as normas mais significativas estão a NR- 10 e a NR-12: a primeira se ocupa das diretrizes para instalações elétricas em suas etapas de projeto, engenharia, montagem, operação e manutenção; enquanto a segunda define os procedimentos indispensáveis aos ambientes que comportam máquinas, equipamentos, operações e ...
Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
Como receber de volta o dinheiro do Mercado Pago?
Como sair da tela Recovery sem formatar o celular?
Como se livrar de um empréstimo?
O que é Tesouro Direto IPCA com juros semestrais?
Como sair de uma empresa para outra?
O que fazer quando o Correio não cumpre o prazo de entrega?
Como sair da rotina com os filhos?
Como receber dinheiro do exterior via Western Union?
Como sair da tela de uTorrent Pro?
Como mudar o nome do Twitter pelo celular?
Como conseguir doação de roupas usadas?
Como sair de grupo de WhatsApp de amigos?
Como carregar o cartão cidadão pela internet?
Como trocar o Perfil do Xbox 360?
Como sair de uma recessão econômica?
Como faço para receber leite materno?
Como está funcionando a Rodoviária Novo Rio?