O que diz a lei sobre atendimento preferencial?

Pergunta de Bernardo Silva em 22-09-2022
(86 votos)


O que diz a lei sobre atendimento preferencial?

A principal lei federal é a Lei 10.048/00, que estabelece, no artigo 1º, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; ...

O que é o atendimento preferencial e como funciona a lei do atendimento preferencial?

A Lei nº 10.048, subentendida como a lei do atendimento preferencial, está em vigor desde o ano 2000. Em estabelecimentos, essa lei assegura o atendimento preferencial de pessoas que carecem serem atendidas de forma imediata. Com isso, as pessoas asseguradas por essa lei esperam pouco tempo para conseguir atendimento.

Quem pode ser preferencial?

A Lei 10.0 diz que pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes (ou seja, mulheres que estão amamentando), pessoas com crianças de colo e obesos devem ter o atendimento preferencial em estabelecimentos.



Que pessoas tem direito ao atendimento preferencial e ao assento preferencial?

Esta Lei estabelece que todos os assentos dos veículos do transporte coletivo público, do transporte metroviário e do transporte ferroviário passam a ser preferenciais a idosos com idade igual ou superior a 60 anos, mulheres grávidas, mulheres com crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Qual a ordem de atendimento prioritário?

Segundo a Lei nº 10.048/2000, as pessoas para as quais o atendimento preferencial é obrigatório são as seguintes: Gestantes e lactantes. Pessoas com 60 anos de idade ou mais. Pessoas com crianças de colo.

Quem tem direito ao atendimento preferencial?

No Brasil, atendimento preferencial é lei. A principal norma que trata desse assunto é a Lei 10.0. Segundo o artigo 1º, os grupos que têm direito a atendimento preferencial são: Pessoas com deficiência; Idosos com idade igual ou superior a 60 anos; Gestantes; Lactantes (ou seja, mulheres que estão amamentando);



Como deve ser o atendimento preferencial em outros estabelecimentos?

Ela serviu de base para uma série de outras normas que determinam como deve ser o atendimento preferencial em outros estabelecimentos.

Como funciona o caixa de atendimento preferencial?

Ele pode até operar normalmente quando não tiver nenhuma gestante, idoso ou pessoa com deficiência no local; mas, assim que aparecerem clientes com direito ao atendimento preferencial, esse caixa deve ser liberado exclusivamente para eles. A segunda situação é do estabelecimento que tem apenas um caixa.

Quando é necessária a aplicação dessa lei?

Quando é necessária a aplicação dessa lei? Conforme assegura a lei federal, o atendimento prioritário deve ser realizado por absolutamente todos aqueles estabelecimentos que trabalham com o público.






Outras questões

Como instalar fonte no Xiaomi?

O que passar em Arranhao de unha no rosto?

Quantas vezes por dia devo tomar Tropinal?

Como tirar o cheiro de perfume da roupa a seco?

O que significa SPSS 20?

Quanto tomar de glucosamina?

É certo ter a senha do namorado?

Para que serve o remédio Tamiflu 75 mg?

Como acabar com pêlos de forma natural?

Que horas tomar Clexane?

Porque cachorro tem bafo de carniça?

Como tomar propafenona?

Porque fica um cheiro de gasolina dentro do carro?

Quantos mL de Tylenol bebê por kg?

Como tirar cheiro ruim da pele?

Para que serve Panax ginseng maravilhas da terra?

Como conseguir um supervisor CFP?

Como tirar o carro da vaga de um estacionamento?

Onde aplicar Prolia?

Onde tirar cartão metrô idoso?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com