Habilidade: EF69LP56 - Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
A habilidade EF35LP14 consiste em: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Como fazer um plano de aulaReflita sobre o público-alvo. ... Escolha o tema da aula. ... Defina o objetivo a ser alcançado. ... Defina o conteúdo a ser abordado. ... Decida a duração da aula. ... Selecione os recursos didáticos. ... Defina a metodologia a ser utilizada. ... Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.
Como elaborar um plano de aula para o ensino remoto?Dados.1- Estabeleça a comunicação com alunos em ambientes virtuais.2- Forneça instruções e comparações claras da estrutura online com a presencial.3- Atenção à comunicação e interação.4- Saiba quais tecnologias serão adotadas e como obter suporte.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
15 curiosidades que você vai gostar
Reconhecer a função dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos nas diferentes situações de comunicação oral e escrita. Reconhecer e empregar os pronomes como elementos coesivos na produção de textos. Classificar os pronomes.
Apontam as pessoas de um discurso
Os pronomes pessoais são associados a uma pessoa gramatical em particular, sendo ela da primeira pessoa, segunda pessoa, ou terceira pessoa. ... Além disso, se dividem em pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.
O que é pronome? Para o gramático Domingos Paschoal Cegalla, pronomes “são palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso”. Já para o gramático Luiz Antonio Sacconi, pronome “é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), em relação às pessoas do discurso”.
Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos:Eu → meu, minha, meus, minhas.Tu → teu, tua, teus, tuas.Ele → seu, seus sua, suas.Nós → nosso, nossos, nossa, nossas.Vós → vossa, vosso, vossos, vossas.Eles → seu, sua, seus, suas.
Cada grupo escolhe os pronomes. Podem ser usados um ou mais de um em cada frase.
...
Apresentam-se à turma, outras tiras de papel com frases onde devem ser encontradas palavras que substituem os nomes.De quem fala.De com quem se fala.De quem se fala.
Estratégia de leitura (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. ... (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...
A habilidade EF15LP03 consiste em: Localizar informações explícitas em textos.
Podem ser classificados como pessoais (eu, você, eles), possessivos (meu, seu), demonstrativos (este, aquele), interrogativos (quem, qual), indefinidos (alguma, alguém), relativos (que, qual) e reflexivos (si mesmo).
Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome. Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.
Os pronomes são palavras usadas para substituir algum termo que já tinha sido utilizado anteriormente na fala. ... Por exemplo, quando você diz: “eu estou muito triste, preciso de um abraço” só usa o pronome “eu”para substituir seu nome, percebe? Essa é só uma das situações em que o pronome aparece.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.
Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...
O pronome acompanha ou substitui o substantivo. É uma classe com muitas variações, relacionadas às pessoas do discurso. Entre os principais, destacam-se os pessoais, possessivos e indefinidos.
O que fazer para o umbigo do bebê entrar?
Como saber se um texto é objetivo ou subjetivo?
Tem como saber se o tumor é maligno ou benigno?
Como faço para descobrir se um texto foi copiado da internet?
Que tipo de sangue não é compatível?
Como saber se os transistores estão funcionando?
Quando rompe o tendão do ombro?
Onde consultar as medidas provisorias?
Quando se preocupar com queda de bebé?
Como saber se o tênis tem pisada pronada?
Qual é o travesseiro original da Nasa?
Como montar um prato balanceado vegetariano?
Como vender programa de emagrecimento?
Qual a ordem para montar um presépio?
O que colocar num mural de estudos?
Qual a importância da equipe multiprofissional na escola?