Demanda Espontânea é o nome dado para qualquer atendimento não programado na Unidade de Saúde. Representa uma necessidade momentânea do usuário. Pode ser uma informação, um agendamento de consulta, uma urgência ou uma emergência (INOJOSA, 2005).
A alta demanda espontânea é o problema identificado pela equipe para ter uma ação prioritária de intervenção, visto que a melhoria no processo de trabalho relacionado ao acolhimento poderá facilitar a intervenção em outros nós críticos do serviço.
Ao ter um controle de cada paciente e sobre as diferentes demandas, é possível também definir a agenda de atendimento. Ou seja, se a demanda espontânea for maior que a programada, pode ser interessante diminuir as vagas para agendamento de consultas ou vice e versa.
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
No âmbito escolar, o Acolhimento é uma ação pedagógica, que favorece a integração de estudantes por meio do grêmio estudantil, de professores, gestores, pais e funcionários. ... A escola tem o papel de criar espaços e condições para que os estudantes se envolvam em atividades que garantam seu pleno desenvolvimento.
Para os profissionais, o acolhimento significa uma prática de recepção do usuário, através de atitudes e comportamentos atenciosos; é dar uma atenção especial e levar em conta uma assistência integral e holística, de modo que exista uma responsabilização do cuidado, sendo pela resolubilidade dos problemas ou pelos ...
Friedrich e Pierantoni (2006) definem como demanda programada os atendimentos agendados previamente, sendo um importante serviço para a atenção básica, pautada em ações preventivas. Deve-se, portanto, obervar a demanda espontânea e programada, para que seu atendimento seja ágil, resolutivo, humanizado e acolhedor.
O acolhimento na unidade é realizado por técnicos de enfermagem e visa apenas organizar a população com base na ordem de chegada dos indivíduos para o atendimento de demanda espontânea e agendar consultas, quando solicitado pelo paciente.
E demanda espontânea aquela onde o paciente se dirige a unidade por alguma necessidade momentânea que não pode ser prevista. Adaptando essa definição para o contexto de cada unidade de atendimento se torna mais fácil a visualização de como cada demanda pode ser utilizada ali dentro.
É preciso conhecer as principais diferenças entre cada demanda. Sendo a demanda programada aquela vinda principalmente de consultas e atendimentos agendados de pacientes de rotina, por exemplo. E demanda espontânea aquela onde o paciente se dirige a unidade por alguma necessidade momentânea que não pode ser prevista.
Assim, a demanda espontânea era chamada de “porta de entrada” e era vista como um entrave no desenvolvimento do processo de trabalho das equipes. Porém, foi como gestora de uma Clinica de Saúde da Família]
Como saber se sua amiga sente atração por mim?
Que tipo de rosto combina com cabelo chanel?
Como se escreve o plural de baú?
Que que é pagamento retroativo?
O que que significa corresponsabilidade?
Como calcular o volume de uma lixeira?
Quais são os tipos de conta conjunta que existe?
O que significa catalisador no sentido figurado?
Qual é o agente causador da rubéola?
Quanto tempo demora a análise de documentos do Prouni?
Qual o plural de batata no inglês?
Como saber se a corrente da moto está boa?