Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. ... Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa.
O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.
33 curiosidades que você vai gostar
Muito importante para a história da filosofia, Platão é responsável por termos acesso ao pensamento de diversos filósofos da Grécia antiga, como Sócrates, seu mestre, Heráclito, Parmenides e Pitágoras.
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.
Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).
Na visão de Platão, a política é uma arte para qual nem todos os homens estão aptos. Segundo Platão, somente aqueles mais capacitados, no caso os filósofos, seriam capazes de exercer a administração da pólis de forma a garantir o bem estar de todos, por possuírem o conhecimento racional e verdadeiro.
Para ele, o poder deveria ser exercido por uma espécie de aristocracia, mas não constituída pelos mais ricos ou por uma nobreza hereditária. Os governantes tinham de ser definidos pela sabedoria. Os reis deveriam ser filósofos e vice-versa.
A Teoria dos dois Mundos - Two Worlds Theory, que doravante chamarei TW acompanhando Gail Fine - é talvez a mais conhecida teoria sobre o pensamento platônico e entende que Platão admite a existência de dois mundos sobre os quais aplicam-se, ou podem aplicar-se, as instâncias humanas de inteligência e sensibilidade: o ...
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução.
Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.
Frases de Platão
Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal. ...
A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. ...
Onde não há igualdade, a amizade não perdura. ...
Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só.
Tudo sobre quais as principais obras de Platão! A principal obra de Platão é, sem dúvidas, “A República”. Conhecida mundialmente por ser a síntese de suas principais ideias e falar sobre política, essa obra não foi escrita sozinha. Ela é uma dentre os outros 35 livros deixados por este grande filósofo!
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Platão em sua obra, A República, ao fazer sua exposição sobre as formas de governo, cria dentre elas, um modelo entre todos considerado por ele, como sendo o mais justo. Ao fundar essa cidade em logos passa a organizá-la de tal forma que todos os seus habitantes participem dela.
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. ... Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão. Pondera sobre a sociedade e a divide, originalmente, em classes funcionais.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
Concluímos que Aristóteles elenca três formas de governos puras, a Monarquia, a Aristocracia e o Governo Constitucional (Democracia). Disserta também sobre as três formas corrompidas, a Tirania, a Oligarquia e Democracia (Demagogia).
Platão contribuiu de forma significativa para o pensamento humano ao elaborar obras em que discutiu temas de importância por meio de diálogos, o que, por si só já é um importante legado pois celebra a necessidade da troca, da interação, da comunicação e do embate inteligente de ideias.
Creditado por seu discípulo Platão como o responsável por levar a filosofia em uma direção mais ética e politica, Sócrates foi um filósofo de tamanha relevância que a história dos filósofos da Grécia clássica é dividia em pré-socráticos e pós-socráticos.
Dentre as muitas contribuições de Sócrates para a filosofia uma se destacaria pelo seu conteúdo altamente reformador, a democracia, que o filósofo se esforça para pôr em prática numa Atenas que vive o seu apogeu, com intensa atividade em vários campos, como o comércio, as artes e as práticas militares.
A Academia objetivava formar novos homens, no sentido transformador do amor ao bem, num ato de sublimação, visando o tornar-se virtuoso pela ação. O filósofo é aquele que escreve na alma. E o verdadeiro conhecimento, é universal, refletido em si mesmo e de si toma consciência.
O que é divisibilidade da matéria?
O que é necessário para fazer o curso MOPP?
O que é o relaxamento no cabelo?
Como regularizar IPTU na dívida ativa?
Que tipo de ferro não enferruja?
Como saber se o cliente é ou não contribuinte?
Qual a importância da aceitação?
Qual a diferença entre o Border collie é collie?
O que eram as missões ou reduções?
Porque algumas mulheres tem a voz mais grossa?
Quais são os deuses existentes?
Quem é o fundador da antropologia?
O que é a metodologia de um planejamento?
Qual gás componente do ar atmosférico foi descoberto séculos mais tarde?
Qual a diferença entre o ano solar é o ano do calendário?
É possível a retratação da representação na ação penal pública condicionada?