Dê um antibiótico específico para aves para a sua calopsita doente, se você detectar um problema respiratório. Também coloque suplementos vitamínicos na água dela, os quais vêm na forma de uma solução concentrada.
Em caso de torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e prescrever um remédio para dor. Em caso de feridas, um fármaco para evitar contaminações e facilitar a cicatrização. Nunca medique sua calopsita sem prescrição veterinária!
Sinais mais comuns de doenças de calopsitasAnimal quieto e apático;Deixa de vocalizar como fazia anteriormente;As penas encontram-se eriçadas;A calopsita fica parada no fundo do viveiro ou no poleiro, sem se mover;Dificuldade de respirar;Presença de secreções nas narinas;Diarreia;Perda de peso,
O uso de suplementos vitamínicos pode ser feito sempre na água (de preferência os que tenham maior nível de frutose, dextrose ou glicose) somente até levar o animal ao veterinário, o que deve ser feito o mais rápido possível.
Mantenha a ave doente em uma gaiola aquecida e separada. Coloque uma almofada de aquecimento na parte inferior da gaiola e ajuste a temperatura entre 29 e 32 graus. Remova todos os poleiros, excepto um que esteja próximo do fundo da gaiola. Desta forma, você poderá monitorar se o pássaro está empoleirando ou não.
28 curiosidades que você vai gostar
Assim, se você notar que a penugem do seu pet voador está com aspecto opaco e frágil, este pode ser um sinal de calopsita doente. Caso você note queda de penas, é necessário buscar um veterinário o mais rápido possível. Geralmente, as penas são um indicativo da alimentação e do bem-estar geral do pet.
A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral. É contra indicado para pacientes neonatos, portadores de doenças respiratórias e portadores de alterações hematológicas (VIANA, 2007).
Assim como os humanos e outros animais, as aves podem sentir as mudanças de temperatura, especialmente se a gaiola estiver em alguma região de correnteza de vento. Nesse caso, a calopsita encorujada e sonolenta pode ser um indicativo de que ela não está suportando muito bem a baixa temperatura.
Causas: Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima e mal ventilação do criadouro. Sintomas: Respiração difícil acesso asmático freqüente e ofegante. Em casos muito graves imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos.
Quando a ave está ativa, é possível ministrar a medicação formando uma gota na ponta da seringa e levando ao seu bico. É preciso ter cuidado para não lançar um jato pela traqueia, o que poderá provocar engasgos.
Modo de Usar: Dipirona Gotas Biovet deve ser administrado por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso corporal, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas. As dosagens poderão ser alteradas à critério do Médico Veterinário.
Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet.
Os pássaros geralmente são animais de vida longa, mas às vezes sua hora chega inesperadamente.
...
8 sinais de que um pássaro vai morrerEstufar as penas. ... Mau estado das penas. ... Tremores. ... Olhos inchados. ... Dificuldade respiratória. ... Perda de peso. ... O pássaro para de cantar. ... Letargia.
Pode ser hipoglicemia. Aves têm o metabolismo muito rápido e, por isso, consomem muita energia. ... Contudo, quando o tutor se descuida e não oferece os nutrientes corretos, o animal pode entrar em um quadro de hipoglicemia. Essa é uma das explicações de porque a calopsita treme.
Dá para identificar quando a calopsita está sentindo frio, basta estar atento ao seu comportamento. Suas penas ficam eriçadas e ela fica em posição de dormir, ou seja, encorujada com a cabeça embaixo da asa, preferindo o chão da gaiola ao poleiro.
Outro passo importante de cuidados com calopsita é pensar na hidratação. A gaiola deve estar sempre bem equipada, com um bebedouro abastecido. Uma dica importante é oferecer água limpa e fresca todos os dias. A água parada, além de desagradável, pode conter sujeira e microorganismos nocivos.
Evite a desidratação do pássaro.
Sempre mantenha água fresca e limpa por perto do pássaro. Além disso, adoce a água com um pouco de mel para encorajar o animal a beber se necessário. No entanto, a água adoçada deve ser substituída regularmente, pois nesse caso a proliferação de bactérias é mais rápida.
Coloque um par de luvas grossas antes de tentar partir em seu socorro. Cubra a ave com uma toalha ou um cobertor. Antes de tentar movê-la, cubra-a com um pano para ajudar a acalmá-la. Pegue o passarinho com delicadeza.
Você deve alimentar o bichinho de acordo com a vontade do mesmo. No momento que ele não quiser mais, vai parar de abrir o bico e talvez feche os olhos, de forma calma. Por fim, não se esqueça de procurar um profissional capacitado para ajudar um passarinho resgatado.
Como saber se uma capricorniana gosta de você?
Como monitorar a temperatura do GPU?
Como se usa o ionômero de vidro?
Como fazer um objeto se mover no Power Point?
Quais são as empresas multinacionais instaladas no Brasil?
Como saber que um heredograma e recessivo ou dominante?
Como usar o Jupyter Notebook online?
Como elaborar desenhar um perfil geotécnico?
Como pode ser explicado o processo de envelhecimento?
Como conseguir o telefone de uma empresa pelo CNPJ?
Como usar o KMZ no Google Earth?
Como saber se um triângulo e Isosceles Equilatero ou escaleno?
Como calcular a mediatriz de um ângulo?
Para que serve o Google Shopping?