Paliativismo ou cuidados paliativos é o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição de sofrimento mais comum em pacientes terminais ou em estágio avançado de determinada enfermidade.
Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos. Está também focada na família para a tomada de decisões.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Eles não são apenas para quem está à beira da morte, mas também para quem tem chance de sobreviver, aumentando até a chance de sucesso do tratamento. “Descobri que cuidados paliativos não era sobre morrer, era sobre como eu queria viver até lá. E esse lá pode ser um mês, dois anos, cinco anos, 10 anos.
Os profissionais que compõem a equipe são os que controlam os sintomas do corpo – dimensão física – (todos os profissionais de saúde podem ajudar neste controle!), da mente – dimensão emocional – (psicólogo, psicoterapeuta, psicanalista, psiquiatra), do espírito – dimensão espiritual – (padre, pastor, rabino, guru, ...
40 curiosidades que você vai gostar
As faces do sofrimento
A equipe de Cuidados Paliativos Geriátricos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo brilhantemente criou o DAM (Diagrama de Abordagem Multiprofissional). Com ele, dividiu as necessidades do doente em quatro grandes dimensões: Físico, Psicológico, Espiritual e Social.
A abordagem ao paciente e à família é feita por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos, em atividades diretamente ligadas às necessidades biopsicossociais.
Ana Cláudia Arantes: É uma média de permanência curta, aproximadamente 15 dias. Mas, ao mesmo tempo, há pacientes que chegam para morrer e vivem meses. Eu já tive um paciente que viveu dois anos aqui. Ele volta a andar, a comer, não sente mais dor.
Quem precisa de cuidados paliativos
Os cuidados paliativos são indicados para todas as pessoas que sofrem de uma doença que ameaça a vida e que piora ao longo do tempo, sendo, também, conhecida como doença terminal.
Como fazer a leitura de uma pessoa?
Como consultar um boleto pago pelo código de barras?
Como se caracteriza um regime democrático?
Qual a importância da interpretação e produção de texto?
O que é representar na Justiça?
Quais são os principais constituintes do sujeito ético ou pessoa moral?
Qual melhor marca de posto de gasolina?
Qual a diferença de IP e IPv4?
Em que consiste a subjetividade e a objetividade como fundamentos do conhecimento?
Qual é o salário da Maju Coutinho?
Como saber se o pneu está careca?
O que é um incidente do trabalho?