Como o kanban é um fluxo de trabalho visual, ele usa um quadro (físico ou digital) para planejar e acompanhar as tarefas. Um quadro kanban usa cartões, colunas e o conceito de melhoria contínua para controlar e engajar a equipe no trabalho que precisa ser finalizado regularmente.
O método Kanban utiliza indicações visuais para acompanhar o andamento dos fluxos de produção. As tarefas são divididas em um quadro por etapas ou status de andamento, como “Para Fazer”, “Em Produção” e “Concluído”. As etapas podem ser renomeadas de acordo com cada processo interno.
Mas o que é kanban? É um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a gestão do trabalho. O termo significa “tabuleiro”, e o sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
O que é a metodologia Kanban? Em japonês, Kanban significa cartão ou sinalização. É uma das metodologias ágeis, criada para organizar as tarefas de uma empresa, seja com post-its coloridos ou softwares virtuais, deixando visíveis para todos os envolvidos cada etapa das atividades.
O Kanban consiste em uma ferramenta voltada, principalmente, à gestão de tarefas. Possui colunas que organizam as atividades de uma pessoa ou equipe. Enquadra-se no grupo das “metodologias ágeis”, que têm como principal objetivo a melhora da produtividade.
Para que a rotina de trabalho seja transformada em um diagrama visual, alguns passos devem ser seguidos.
Nenhum item deve ser transportado sem identificação no sistema kanban. Cada produto deve ter um cartão kanban. Produtos defeituosos não devem ser colocados no supermercado. O sistema kanban deve comportar pequenas flutuações de demanda.
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
O mais bacana do Kanban é que você pode adaptá-lo às necessidades da empresa, criando assim uma ferramenta única de gestão, que realmente reflita a essência do seu time de trabalho. O ideal é, portanto, melhorar sua ferramenta conforme identifica oportunidades, realizar testes e acompanhar de perto a produtividade da sua equipe.
Agilidade em responder às mudanças que surgem ao longo da execução de tarefas e projetos, e organização, formando um time que trabalha de forma mais eficiente sem gerar muito ruído nas comunicações. Sendo assim, uma forma simples de implantar o kanban em sua equipe, em quatro passos, é mostrada a seguir: 1. Equipe
David Anderson, um dos avôs dessa metodologia, definiu um modelo para o quadro do kanban. Ele tem 5 componentes: Um dos fluxos de trabalho kanban mais simples e comum é: "A fazer," "Fazendo" e "Feito", e quaisquer outras listas adicionais dependendo da complexidade do projeto.
Como saber quem é seu público-alvo?
Quais problemas traz a falta de oxigênio na água?
Que programa abre arquivo Studio 3?
Como Ouvir podcast do Spotify?
Como escutar o YouTube em segundo plano iPhone?
Como verificar se o roteador está com problema?
Como imprimir direto na camisa?
Quem inventou o barulho do dinossauro?
Qual nome do primeiro filho de Caim?
O que Ester mandou para Mardoqueu quando soube da situação?
Quais as estruturas usadas durante a mastigação?
Quem são os irmãos dos irmãos a obra?
Qual é o significado do batismo nas águas?
Qual das civilizações estudadas se desenvolveu na ilha de Creta?