Monoálcool: classificação dada a alcoóis que possuem apenas uma hidroxila ligada. Diálcool: álcool que possui duas hidroxilas ligadas à cadeia carbônica. Triálcool: este álcool conta com três hidroxilas em sua cadeia. Álcool de cadeia aberta: a cadeia que forma este álcool é linear, ou seja, não forma ângulos.
O álcool pertence à classe dos compostos orgânicos (Química Orgânica) que são formados por hidroxilas (-OH), ligadas a átomos de carbono saturados. Entre os principais exemplos, podemos mencionar o etanol (C2H6O), metanol (CH3OH), propanol (C3H8O) e glicerol (C3H8O3).
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. ... Isto faz com que os álcoois sejam capazes de realizar diversas reações.
37 curiosidades que você vai gostar
As cetonas (função cetona) são compostos que apresentam o grupamento carbonila (C=O) no meio da cadeia, ou seja, em um carbono secundário.
Funções Oxigenadas são um dos 4 grupos funcionais dos compostos orgânicos. Os compostos que pertencem a essa função são formados por oxigênio, sendo os Aldeídos, as Cetonas, os Ácidos carboxílicos, os Ésteres, os Éteres, os Fenóis e os Álcoois.
02 C O nome oficial do composto CH3 — CH2 — CH2 — C — OH O é ácido butanoico.
Etanol ou álcool etílico
Seu ponto de fusão é -115 °C, seu ponto de ebulição é 78,5 °C e apresenta solubilidade em água.
A grande diferença entre um fenol e um álcool é o carbono ao qual a hidroxila se encontra ligada. Nos fenóis, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono do anel aromático, enquanto que nos álcoois, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono saturado (que não apresenta dupla ou tripla ligação).
Se a hidroxila estiver ligada a um carbono secundário (que está ligado a dois átomos de carbono), o álcool será secundário. E se a hidroxila estiver ligada a um carbono terciário (que está ligado a três átomos de carbono), o álcool será terciário.
Álcool primário - tem a hidroxila ligada a carbono primário. Álcool secundário – tem a hidroxila ligada a carbono secundário. Álcool terciário – tem a hidroxila ligada a carbono terciário.
Nome: Etoxietano. Composto 1: Isômero de função. CH3 — CH2 — CH2 — CH2 — OH Função: Álcool. Nome: butan-1-ol.
CH3-O-CH (CH3) CH2CH3: 1-metóxi-1-metil-propano.
As cetonas possuem o grupo carbonila entre dois carbonos e a mais importante comercialmente é a propanona, mais conhecida como acetona.
Tanto os aldeídos como as cetonas apresentam o grupo carbonila. Por definição, nas cetonas a carbonila deve estar entre dois carbonos. Já nos aldeídos, ela deve estar ligada a um hidrogênio, portanto precisa ficar na ponta da cadeia. Aldeído e cetonas são chamados compostos carbonílicos, pois apresentam carbonila.
Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência.
abreviado como C2H5OH ou C2H6O.
As cetonas são classificadas de acordo com o número de carbonilas que apresentam na sua composição. Assim, as monocetonas tem apenas 1 carbonila, enquanto as policetonas tem 2 ou mais carbonilas. Elas também podem ser simétricas ou assimétricas. As cetonas simétricas são ligados à carbonila por dois radicais idênticos.
As cetonas podem ser obtidas por meio de reações de oxidação de alcenos ou de álcoois. No caso dos alcenos, a produção de cetonas se dá por ozonólise ou oxidação enérgica, enquanto, para álcoois, apenas álcoois secundários as produzem ao serem oxidados.
Química. Os aldeídos são denominados de compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila C = O. Esses compostos são incolores, e os de tamanho inferior têm cheiro irritante e os de cadeia carbônica maior têm cheiro agradável, na natureza podem ser encontrados nas fases sólida, líquida ou gasosa.
Como fazer um roteiro de entrevista jornalística?
Quais são as qualidades de um parágrafo-padrão?
Como que faz uma espada encantada no Minecraft?
Como se faz uma estrela de seis pontas?
Como fazer citação ABNT no Word?
Como começar uma citação direta longa?
Como fazer uma boa estatística?
Como criar cartilha informativa?
Quanto cobrar para ser Nutricionista responsável técnico de uma empresa?
Como aumentar espaço na bio do Instagram?
Como foi o processo de colonização dos indígenas?
Como separar óleo água e sal e areia?
Como e quando começaram a ser delineadas as fronteiras do território brasileiro?
Quanto ganha um Uber em Balneário Camboriú?