Clarice Lispector escreveu diversos romances, contos e crônicas durante sua vida. As obras mais conhecidas da autora são: Perto do Coração Selvagem (1943) Laços de Família (1960)
A autora pode ser classificada como modernista, faz parte, mais especificamente, da 3ª fase do modernismo ou geração de 45. O seu estilo é marcado pela inovação, Clarice introduz características novas à literatura nacional.
Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada.
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
As obras mais conhecidas da autora são:Perto do Coração Selvagem (1943)Laços de Família (1960)A Legião Estrangeira (1964)A Paixão segundo G.H. (1964)Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969)O Ovo e a Galinha (1977)A Hora da Estrela (1977)
29 curiosidades que você vai gostar
Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.
A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.
É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.
Em linhas gerais, o modernismo apresenta a seguintes características:Antiacademicismo.Experimentalismo.Crítica à tradição.Nacionalismo.Desconstrução.Renovação estética.Fragmentação.Liberdade formal.
Para Clarice Lispector, é uma forma de acessar as informações assentadas na esfera da intuição. “Minhas intuições se tornam mais claras ao esforço de transpô-las em palavras. É neste sentido, pois, que escrever me é uma necessidade.
As duas formas — Clarice e Clarisse — encontram-se registadas no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, como derivadas do nome/antropónimo «francês Clarisse (ao lado de Clarice), religiosa da ordem de Santa Clara, fundada em 1212».
Quanto à linguagem, Clarice trabalha arduamente na escolha de palavras para expressar o que quer. Valoriza as palavras, tirando o significado banal através de metáforas e de outros recursos.
Diz-se assim daquilo que é característico, que se reconhece como sendo de alguém quando da leitura de algumas linhas ou páginas. O estilo pode ser a marca que o autor deixa na obra, a assinatura que o escritor evidencia em sua escrita, o visível que vai além das palavras escritas em uma folha.
Estilo literário é a forma particular que o escritor (a) usa a linguagem escrita para compor suas obras. Estilo individual é a maneira peculiar com que cada escritor manipula a linguagem literária. Refere-se à capacidade de usar técnicas para obter um melhor resultado estético.
Guimarães Rosa foi um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Com uma linguagem fiel à popular, o escritor conseguiu inovar a literatura. Como atuou como médico e diplomata, Rosa começou a publicar seus textos mais tarde, apenas com 38 anos.
Guimarães Rosa, considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, trouxe para a literatura vocábulos, expressões, ditados populares, aforismos conhecidos, muitas vezes, somente nas regiões interioranas em que o autor, em expedições a cavalo, percorria a fim de se munir de saberes e costumes intimamente ...
Suas obras não são lineares, com constantes quebras de estrutura narrativa. Tempo e espaço são normalmente secundários já que o fundamental acontece no interior das personagens. Ela mesma afirmava que nem os fatos importavam, “o importante é a repercussão do fato no indivíduo”.
e) A pesquisa estética e a renovação das formas de expressão literária são características da obra da escritora, que utilizou amplamente a técnica do fluxo de consciência, transferindo a experiência interior para o primeiro plano da criação literária. Alternativa “e”.
O que é Metalinguagem:
O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si. Por exemplo, quando determinada pessoa pergunta o significado de alguma palavra, esta está usando a função metalinguística (descrever a própria linguagem).
Experimentou inovações como o fluxo de consciência, indefinindo as fronteiras entre a voz do narrador e das personagens, denotando uma estrutura sintática caótica, porém verossímil, ao representar com espontaneidade o pensamento, por vezes descontínuo e desarticulado, de suas personagens.
Também editado em Laços de Família (1960), o conto “Amor” é um dos mais conhecidos e influentes de Clarice. Nele, conta-se um dia atípico na vida de Ana, uma mulher dedicada aos filhos, ao marido e à rotina doméstica.
"Todos os contos" e "A hora da estrela" aparecem na lista da Nielsen PublishNews. Os livros de Clarice Lispector estão na lista de mais vendidos da PublishNews, desde 2014. A autora, que faleceu em 1977, aos 57 anos, alcançou um feito inédito na lista de maio.
Adriana Falcão.Conto: Ruído de passos (do livro "A Via Crucis do Corpo")Adriana Lisboa.Conto: Menino a bico de pena (do livro "Felicidade Clandestina")Affonso Romano de Sant Anna.Conto: Amor (do livro "Laços de Família")Artur Xexéo.Conto: A Fuga (do livro "A Bela e A Fera")
A literatura intimista ou introspectiva enfoca o conflito do indivíduo na sua esfera consciente e também na inconsciente. Estas obras apresentam a mesma técnica de investigação da alma humana desencadeada por Clarice Lispector e seus narradores que se comunicam com o leitor através do fluxo de consciência.
Quais as principais funções da cenografia?
O que são indicadores de quantidade e qualidade nos serviços de saúde?
Como eliminar gordura abdominal pelas fezes?
Quantos litros tem o tanque do Onix 2015?
O que é piedade segundo a Bíblia?
Pode colocar papel alumínio na fritadeira elétrica?
Quem não pode tomar água com limão?
O que diz o Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005?
Quanto é o salário do Estagiário do Banco Santander?
Como é o nome Gabriela em hebraico?
Quantas vezes posso usar a agulha da caneta de insulina?
Porque o ensino presencial é melhor?
Quais os sintomas de CPK alto?