A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo.
O lítio é eliminado do corpo quase inteiramente pelos rins e excretado pela urina. O sódio, que faz parte da mesma família química do lítio, é excretado pelos rins duma maneira que afecta a eliminação do lítio.
O tratamento da hipocalemia inclui o tratamento da doença de base e a reposição do potássio, lembrando que a dose oral não deve exceder 20 a 40 mEq de potássio. A reposição endovenosa é indicada se a hipocalemia é severa ou sintomática, com potássio menor que 3 mEq/L.
Deve-se neste caso suspender a medicação, tomar grandes quantidades de água e ingerir alguma quantidade de cloreto de sódio na comida. Não se deve interromper o lítio de forma abrupta e total, exceto nos casos de intoxicação grave, pois há risco de desencadeamento de um episódio maníaco pela suspensão repentina4.
Em adultos, sua meia vida é de cerca de 24 h, aumentando nos indivíduos idosos e nos portadores de insuficiência renal. Quando se pára o tratamento, 99% do lítio é eliminado do organismo ao fim de 7 a 10 dias.
Diarreia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e falta de coordenação podem ser os primeiros sinais de intoxicação de lítio, e podem ocorrer em concentrações de lítio abaixo de 2,0 mEq/L. Em concentrações mais elevadas podem ocorrer vertigem, ataxia, visão turva, zumbido aumento do débito urinário.
Na hipofosfatemia leve ou moderada, a reposição oral com leite desnatado (contendo 0,9mg P/mL) é bem tolerada e eficaz. Alternativamente, podem ser prescritos comprimidos orais contendo 250mg de fósforo a partir de uma combinação de fosfato de sódio e sais de fosfato de potássio.
Quando há excesso de fósforo, a hiperfosfatemia, pode acontecer problemas de má circulação sanguínea, hipertensão, sensação de sobrepeso e cansaço nos músculos e nas pernas, além de parestesias de extremidades ( sensação de queimação, dormência, formigamento, coceira ou formigamento, principalmente nos pés e nas mãos).
O hormônio da paratireoide (PTH) e a calcitonina aumentam a excreção urinaria de fosfato, por bloqueio da reabsorção no túbulo proximal. A vit. D3 e seus metabolitos estimulam diretamente a reabsorção tubular de fósforo. Se almejamos um balanço positivo de fósforo devemos manter os níveis de Vit.
Um homem normal pesando 70 kg contém 7 g de fósforo , dos quais 80% estão no esqueleto e o restante nos músculos, fígado, colágeno e demais tecidos . A concentração sérica de fósforo inorgânico no adulto normal varia de 2,7 a 4,5 mg% (0,9 a 1,5 mEq/l ) e na criança , de 4,0 a 7,1 mg% ( 1,3 a 2,3 mEq/l).
O organismo mantém os níveis sanguíneos de fósforo/fosfato regulando quanto é absorvido nos intestinos e quanto é excretado pelos rins. Os níveis de fosfato também são afetados pela interação entre paratormônio (PTH), cálcio e vitamina D.
O que é Instagram profissional?
Como achar produtos de 1 real no AliExpress?
Qual é o jogador mais veloz do Brasil?
Pode beber água antes de uma cirurgia?
Qual fungo originou a penicilina?
Como a banana ajuda a emagrecer?
Como saber o IV do Pokémon Fire Red?
Como melhorar a biodisponibilidade?
Como saber quando vai ter uma convulsão?
Quais as principais características do leite?
Quais são os prazos para recursos?