A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas no abdômen, sendo mais comum de acontecer em praticantes de esporte de contato ou devido a acidentes de carro, por exemplo.
A ruptura no baço é uma lesão grave, que decorre de um trauma no abdômen, seja em razão de um acidente de trânsito, contusão ocorrida durante a prática de esportes, socos e demais colisões na região da barriga.
A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.
De maneira geral, as funções do baço como parte do sistema imunológico referem-se ao seu funcionamento como um filtro e um reservatório de sangue. Nos seres humanos, ele aparece como reservatório de grandes quantidades das células do sistema imunológico conhecidas como monócitos e de outras células sanguíneas.
O baço é um órgão esponjoso e macio quase tão grande quanto o punho de uma pessoa que está localizado na parte superior esquerda do abdome, logo abaixo da caixa torácica. A artéria esplênica transporta o sangue proveniente do coração para o baço.
Além disso, quando o médico suspeita de hemorragia, pode ser recomendada a realização de cirurgia para parar o sangramento e para concluir o diagnóstico. A ruptura do baço acontece principalmente devido a traumas no abdômen, sendo mais comum de acontecer em praticantes de esporte de contato ou devido a acidentes de carro, por exemplo.
É importante informar ainda que há maiores chances de ruptura de baço em caso de esplenomegalia, isto é, quando o baço encontra-se aumentado de tamanho. REIS, Angelo S. et al. Ruptura do baço em dois tempos. Rev Med Minas Gerais 2011.
Doenças infecciosas: podem aumentar o tamanho do baço as doenças causadas por vírus como a mononucleose ou por bactérias como a tuberculose. Doenças inflamatórias, como o reumatismo. O câncer: várias doenças cancerosas podem causar inflamação do baço, como a leucemia e os linfomas.
Após a confirmação da ruptura do baço, o médico pode estabelecer a melhor opção terapêutica para não colocar em risco a vida da pessoa. Na maioria das vezes é recomendada a realização de cirurgia de urgência para remover completamente o baço e evitar agravamento da hemorragia, choque hipovolêmico e morte da pessoa.
Como escrever uma string em C?
Quanto paga para morar no Brasil?
O que sobrou do patrimônio de Pablo Escobar?
Quanto custa para montar um lounge?
Como incluir atividade secundária no MEI?
O que aconteceu com Yoná Magalhães?
Como é o final do filme Nasce Uma Estrela?
Qual a verdadeira história do Rei Arthur?
Como morreu a mãe do príncipe Philip?
Como criar uma tabela de salário?
O que aconteceu com o Zé Pequeno?