Durante uma reação química, a mudança da pressão no ambiente é um fator que pode promover o deslocamento de um equilíbrio químico.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
“Quando um sistema em equilíbrio sofre alguma alteração, ele tende a se deslocar de forma a minimizar os efeitos dessa alteração”. O deslocamento de equilíbrio é regido pelo princípio de Le Chatelier e é provocado basicamente por 3 fatores externos: temperatura, pressão e concentração das substâncias.
Se a pressão aumentar, o sistema terá o equilíbrio deslocado no sentido do menor volume, à direita – a reação direta será favorecida, produzindo mais do produto que ocupa volume menor. Se, ao contrário, a pressão sobre o sistema for reduzida, a reação se deslocará para a esquerda.
A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
''Quando um sistema em equilíbrio for perturbado, este será deslocado no sentido da reação (direta ou inversa) que tende a anular a pertubação e favorecer o estabelecimento de um novo equilíbrio.”
Quando um sistema tem a pressão total alterada, o equilíbrio é restabelecido com a mudança de volume. Se a pressão aumenta, o volume diminui, deslocando o equilíbrio para o menor número de mols. Já quando a pressão diminui, o volume aumenta, deslocando o equilíbrio no sentindo de maior número de mols.
De acordo com o princípio de Le Chatelier, se a pressão de um sistema for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de maior volume, enquanto que se a pressão for diminuída ocorrerá o deslocamento do equilíbrio. Aumentando a pressão = equilíbrio desloca para a direita (por ser o lado de menor volume).
Diminuindo a pressão = o equilíbrio desloca para a esquerda (por ser o lado de maior volume). O aumento da temperatura de uma reação em equilíbrio favorece para que as moléculas se choquem mais, enquanto que a diminuição da temperatur a diminui a agitação delas e, consequentemente, os choques.
Resumidamente, podemos dizer o seguinte no caso da influência da variação da pressão sobre o equilíbrio químico: No caso de reações em que o volume dos reagentes é igual ao volume dos produtos, o equilíbrio químico não sofre deslocamento. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Faça os exercícios! Para começarmos a analisar as causas do deslocamento de equilíbrio químico devemos entender que equilíbrio químico é definido como uma reação reversível que possui concentrações constantes e velocidades de reação (direta e inversa) iguais.
Porque a família real foi expulsa do Brasil?
O que diz o artigo 104 do ECA?
Como se despedir cordialmente?
Quais os países mais ricos do mundo em 2021?
O que são efeitos suspensivos dos recursos?
Qual é o último dia da semana no Brasil?
Como baixar triglicerídeos rápido?
Estou com 37 semanas posso tomar chá de canela?
Como fica o Simples Nacional 2022?
Como descongelar mussarela mais rápido?
Qual é o melhor aplicativo de música grátis?
Onde fica Aruba Praia dos Flamingos?
Como fazer cálculo de juros e correção monetária?
Como limpar o aquário passo a passo?
O que é melhor plantar no outono?