Durante uma reação química, a mudança da pressão no ambiente é um fator que pode promover o deslocamento de um equilíbrio químico.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
“Quando um sistema em equilíbrio sofre alguma alteração, ele tende a se deslocar de forma a minimizar os efeitos dessa alteração”. O deslocamento de equilíbrio é regido pelo princípio de Le Chatelier e é provocado basicamente por 3 fatores externos: temperatura, pressão e concentração das substâncias.
Se a pressão aumentar, o sistema terá o equilíbrio deslocado no sentido do menor volume, à direita – a reação direta será favorecida, produzindo mais do produto que ocupa volume menor. Se, ao contrário, a pressão sobre o sistema for reduzida, a reação se deslocará para a esquerda.
A variação da pressão não afeta as substâncias sólidas, porque elas são incompressíveis. Assim, um aumento da pressão em um equilíbrio que contém sólido irá deslocar o equilíbrio no sentido desses sólidos e não da substância gasosa.
''Quando um sistema em equilíbrio for perturbado, este será deslocado no sentido da reação (direta ou inversa) que tende a anular a pertubação e favorecer o estabelecimento de um novo equilíbrio.”
Quando um sistema tem a pressão total alterada, o equilíbrio é restabelecido com a mudança de volume. Se a pressão aumenta, o volume diminui, deslocando o equilíbrio para o menor número de mols. Já quando a pressão diminui, o volume aumenta, deslocando o equilíbrio no sentindo de maior número de mols.
De acordo com o princípio de Le Chatelier, se a pressão de um sistema for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de maior volume, enquanto que se a pressão for diminuída ocorrerá o deslocamento do equilíbrio. Aumentando a pressão = equilíbrio desloca para a direita (por ser o lado de menor volume).
Diminuindo a pressão = o equilíbrio desloca para a esquerda (por ser o lado de maior volume). O aumento da temperatura de uma reação em equilíbrio favorece para que as moléculas se choquem mais, enquanto que a diminuição da temperatur a diminui a agitação delas e, consequentemente, os choques.
Resumidamente, podemos dizer o seguinte no caso da influência da variação da pressão sobre o equilíbrio químico: No caso de reações em que o volume dos reagentes é igual ao volume dos produtos, o equilíbrio químico não sofre deslocamento. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Faça os exercícios! Para começarmos a analisar as causas do deslocamento de equilíbrio químico devemos entender que equilíbrio químico é definido como uma reação reversível que possui concentrações constantes e velocidades de reação (direta e inversa) iguais.
Como é feito o cesto de palha?
Como os animais são classificados quanto a temperatura corporal?
Quanto o cantor ganha no Spotify?
Como os astecas dominaram outras sociedades?
Como os animais conquistam as fêmeas?
Como são conhecidos os artistas autodidatas?
Como o astronauta faz para respirar na Lua?
Como calcular acúmulo de função reforma trabalhista?
Como pedir a mão de sua namorada em casamento?
Como participar do pesadelo da cozinha?
Será que você precisa urgentemente de um milagre?
Quem tem transtorno de ansiedade pode trabalhar?
Como pedir ajuda ao mentor espiritual?
Quanto tempo demora para um Pokestop ser aprovado?
Onde consigo o protocolo de viabilidade?
Como reclamar de uma embaixada?