O principal metabólito tóxico do paracetamol, imina de N-acetil-p-benzoquinona (NAPQI), é produzido no sistema enzimático do citocromo hepático P450; a glutationa depositada no fígado desintoxica este metabólito. Uma superdosagem esgota o depósito hepático de glutationa.
Tratamento de intoxicação por paracetamol Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.
A Intoxicação por Paracetamol, também conhecido como envenenamento por acetaminofeno, é causada pelo uso excessivo do medicamento paracetamol (acetaminofeno). A maioria das pessoas têm poucos ou sintomas não específicos nas primeiras 24 horas após a overdose.
A insuficiência hepática aguda é uma enfermidade que pode rapidamente progredir para necrose hepática grave seguida de encefalopatia, falha de múltiplos órgãos e morte. Frequentemente a doença é causada pelo uso de paracetamol (BERNAL et al., 2016).
Resultados chave: carvão ativado, lavagem gástrica e ipecacuanha podem reduzir a absorção de paracetamol se iniciados dentro de quatro horas após a ingestão de paracetamol, mas o seu benefício clínico não é claro. O carvão ativado parece ser a melhor escolha se a pessoa for capaz de o tomar.
Nac funciona ainda como antídoto de danos hepáticos provocados pelo paracetamol, regenerando os estoques de uma substância vital para a função normal do fígado (a glutationa). Nac é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal.
N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por acetaminofen. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.
Quais alimentos podem prejudicar a absorção dos remédios Exemplo: a pectina, fibra encontrada na maçã, ameixa, goiaba e mexerica, pode atrasar a absorção de fármacos à base de paracetamol, como o Tylenol.
Overdoses repetidas da droga provocam danos ao fígado e podem levar à morte. Ingerir paracetamol em excesso repetidamente, mesmo que apenas um pouco acima do limite recomendado, pode ser fatal.
Tomar paracetamol seguidamente em excesso pode causar uma perigosa overdose difícil de diagnosticar, mas capaz de colocar a vida da pessoa em risco. Muitas vezes o paciente procura o hospital por não se sentir bem, sem saber que está sofrendo de uma intoxicação pelo remédio.
Os médicos podem prever a probabilidade de toxicidade por paracetamol pela quantidade ingerida ou, mais precisamente, pelo nível de paracetamol no sangue da pessoa. O nível no sangue, medido entre 4 e 24 horas após a ingestão, pode ajudar a prever a gravidade da lesão hepática.
O médico considera uma intoxicação por paracetamol em pessoas que possam estar tentando suicídio, em crianças que receberam preparados para tosse e resfriado contendo paracetamol e em pessoas que possam ter ingerido paracetamol acidentalmente.
Resumo: O paracetamol ou acetaminofeno é um fármaco de propriedades analgésica e antitérmica, com fraca ação anti-inflamatória, considerado dentre os medicamentos mais consumidos. Por ser um medicamento que não exige prescrição médica, ou seja, de venda livre há grande índice do uso indiscriminado.
AS CONSEQUÊNCIAS NO CONSUMO INDISCRIMINADO DO PARACETAMOL E ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA À PROMOÇÃO AO USO RACIONAL VIEIRA, Ariane Lombarde; FRANÇA, Gustavo Galvão [email protected] Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz
Com quantos anos morreu joana d arc?
Qual o salário do cristiano ronaldo por mês?
Quanto custa rena para sobrancelha?
Como enviar uma pasta por menseger?
O que significa experiência profissional?
O que é monocitos alto no exame de sangue?
Quanto pesa um kimono de jiu jitsu?
Quanto tempo faz efeito o anticoncepcional?
Quanto custa para transferir documento de veiculo?
A união europeia é formada por?