Quando estamos muito animados ou ansiosos, é comum sentirmos algo diferente no nosso estômago, conhecido como “frio na barriga”. Essa sensação acontece porque há uma redução no fluxo sanguíneo para determinados órgãos, incluindo o intestino.
Como aliviar o frio na barriga
De acordo com o psicólogo José Palcoski, do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Curitiba, as tradicionais palpitações e o “frio na barriga” ao se aproximar de alguém ocorrem devido à liberação de adrenalina no organismo quando há interesse pela outra pessoa.
Esses nervos estão constantemente enviando e recebendo sinais ao cérebro. "O estresse crônico e a ansiedade liberam, no cérebro, o CRH [hormônio liberador de corticotrofina], que tem efeitos como espasmos e diarreia, bem como dores crescentes", explica Daniela.
Essa é uma resposta natural do corpo. Acontece quando estamos nervosos, ansiosos por causa de um acontecimento importante ou simplesmente apaixonados. O ser humano possui dois modus operandi básicos: “descansar e digerir” ou “fugir e lutar”.
Frio na barriga e coração acelerado: os efeitos que a paixão provoca no cérebro. Só de pensar na pessoa, a pressão arterial aumenta, o coração dispara, a capacidade de raciocinar diminui e dá um “frio na barriga”, também conhecido como “borboletas no estômago”, esse conjunto de sensações chama-se paixão.
Chill down the spine!
Termo esse que define a sensação de quando passamos por situações de ansiedade, medo, vergonha e felicidade. Assim como pode nos fazer chorar ou rir sem parar. Portanto o frio na barriga, que também é conhecido com borboletas no estômago surge quando surge uma revolução dos sentimentos e emoções.
Nesses momentos de medo e ansiedade, o frio na barriga é consequência de uma reação de estresse. O corpo todo está sob alerta e há uma rápida liberação de adrenalina. Como respostas imediatas, ocorre diminuição da circulação do sangue na área do abdômen, contração do estômago e liberação de uma maior quantidade de ácido.
Essa redução no fluxo sanguíneo através do intestino produz a estranha sensação de frio na barriga, já que essa falta de sangue e oxigênio é uma maneira que os nervos sensoriais do próprio estômago têm de avisar que há algo de errado com a situação.
Se prefere um banho de banheira, encha-a com água fria e fique "de molho" pelo tempo que conseguir. Você também pode adicionar alguns óleos essenciais que ajudam a relaxar a pele e interromper a irritação à água do banho. Adicione algumas gotas de óleo a um banho de água fria.
Qual é o lugar mais lindo do Rio Grande do Sul?
Qual remédio pode ser cheirado?
Como saber se vc tem demência?
Quais são as principais vantagens de analisar os perfis profissionais dentro das empresas?
O que realmente espanta pernilongos?
Como podemos definir a dispensação de medicamentos?
Como calcular rescisão de comum acordo?
Qual o objetivo do desenvolvimento de competências?
É preciso pintar o cabelo loiro sem descolorir?
Como funciona o pagamento da Shopee?
Por que SearchApp exe está falhando?
Como se escreve a palavra véu?
O que é preciso para digitalizar um documento?
Quais fatores explicam o crescente número de pessoas habitando em áreas urbanas?
Como é realizado o Teste de Ortolani?