O que causa a polialelia?

Pergunta de Mara Correia de Gonçalves em 31-05-2022
(56 votos)

A polialelia surge por mutações do alelo, gerando novos alelos. Por isso, podemos ter alelos A1, A2, a1 ou a2, e os genes serão formados pela combinação de dois destes alelos: A1A2, A1a1, A2a1, a2a2, etc. Um exemplo clássico deste caso de polialelia é a determinação da cor dos pelos em coelhos.

Qual é a definição de polialelia?

Em linhas gerais, a polialelia ou alelos múltiplos consiste no fenômeno em que genes apresentam mais de duas formas alélicas. Isso quer dizer que uma característica pode ser determinada por três ou mais alelos, formas alternativas de um gene.


O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).

O que é polialelia ou alelos múltiplos de que maneira surge?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população. ... Isto porque, a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus passa a ser maior.

Como surgem os alelos diferentes?

Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Biologia - Genética - Polialelia ou Alelos Múltiplos


21 curiosidades que você vai gostar

Como se explica o fato de dois genes podem se expressar ao mesmo tempo?

A codominância pode ser definida como uma situação em que organismos heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo. Não se percebe, nessas situações, relações de dominância e recessividade, pois ambos os alelos expressam-se integralmente.

Quando existem dois genes alelos diferentes AA?

Codominância: quando dois alelos diferentes (Aa) interagem sem haver a relação de dominância. Epistasia: quando um gene interfere na ação do outro.

Qual a importância dos alelos?

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul. ...

Qual a definição de Codominância?

A codominância ocorre quando os dois alelos expressam-se em heterozigose e, diferentemente da dominância incompleta, não é formado um fenótipo intermediário. Nesse caso, o fenótipo apresenta características dos dois alelos, que estão ativos e independem um do outro.

Em que situação podemos falar de alelos múltiplos?

Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo). ...

O que são alelos é possível que existam mais de um alelo em cada gene?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).

Como se define a Pleiotropia?

A Pleiotropia é a denominação utilizada para definir o estado de um gene, quando esse possui mais de uma atuação sobre o fenótipo, ou seja, é um mecanismo genético controlador de várias características a partir da expressão de um único gene. ...

O que é Pleiotropia e exemplos?

Resumindo, pleiotropia é um par de alelos que condiciona mais de um caráter. Outro exemplo, e mais simples, é o das cebolas vermelhas e brancas: As vermelhas são resistentes a ação de determinado fungo parasita, já as brancas não.

O que são genes letais e como eles agem?

Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.

Qual a definição de Heterozigose?

Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos. ... Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto.

O que é Recessividade?

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

Qual a opção que caracteriza o conceito de fenótipo?

O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

O que é cromossomo alelo?

Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

O que é um gene não alelo?

Existem casos em que dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, interagem para produzir um determinado caráter. ...

Quantos alelos um gene possui?

Cada organismo tem dois alelos para cada gene, sendo um em cada cromossomo. Se os dois alelos são idênticos, eles são chamados de homozigotos. Nesse caso os dois alelos iram indicar uma mesma característica, como olhos de cor azul.

Como é chamado o indivíduo que apresenta o genótipo AA?

O cruzamento de um homozigoto dominante (genótipo AA – fenótipo normal) com um homozigoto recessivo (genótipo aa – fenótipo albino) resulta em uma proporção fenotípica igual a genotípica de 100% de indivíduos heterozigotos normais – Aa.

Quais são os principais conceitos da genética?

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

O que é penetrância reduzida?

A penetrância incompleta de um genótipo refere-se à situação em que, num grupo de indivíduos com o mesmo genótipo, alguns não expressam o fenótipo da maioria, ou o fenótipo "que deveriam".

O que é a expressão genética da doença?

O termo expressão genica geralmente é utilizado de maneira sinônima à quantificação do RNA mensageiro (RNAm), e é definido como “a produção de um fenótipo observável por um gene – geralmente direcionando a síntese de uma proteína”.



Outras questões

O que é política pública do Estado?

Quando volta a contar os prazos processuais 2022 TJSP?

Qual é a origem da palavra eletricidade?

O que é memória temporária?

Quantos ganha o nobru?

Quais as desvantagens do GNV?

Qual é o menor livro profético do Antigo Testamento?

Quanto tempo leva o curso de Instrumentação Cirúrgica?

Qual é a estrutura de um debate?

O que é processo de análise de risco?

Quanto que vale a placa do material dourado?

O que é uma diligência judicial?

O que foi o Presencismo em Portugal?

Quando o processo é extinto pode entrar novamente?

Quantos acertos para Medicina Enem?

Quando o bebê começa a ouvir a voz da mãe?

O quê Marie Curie representa?

O que é um solo gleissolo?

O que é bom para dores musculares nas costas?

Quais são os tipos de população?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com