A causa imediata mais comum de hiperacusia é a superexposição a níveis excessivamente elevados de decibéis. Algumas pessoas passam a sofrer de hiperacusia quando submetidas repentinamente a um som muito alto como o disparo de uma arma, o estouro de um pneu, o desdobrar de um airbag, etc.
O tratamento com terapias sonoras vale para quem tem hiperacusia. A terapia auditiva é usada para dessensibilizar o ouvido e como a audição não desliga nunca, é um tratamento possível de ser feito durante o sono. A pessoa é exposta a um som agradável, que pode vir de uma fonte de água ou outros barulhos de natureza.
O tratamento da hiperacusia exige um acompanhamento multiprofissional tanto do otorrinolaringologista quanto da fonoaudióloga e eventualmente do psiquiatra e/ou psicólogo.
Assim, tecnicamente a palavra hiperacusia significa "muita audição" ou "audição excessiva". Os pacientes a descrevem como se pudessem ouvir sons que outras pessoas não podem. Na verdade, o sentido correto da hiperacusia é o da hipersensibilidade a sons, em termos de desconforto.
Portanto, falar muito alto ou gritar só faz sentido se o paciente apresentar outras causas para a perda auditiva, como por exemplo, excesso de cera no ouvido que pode obstruir a passagem do som.
O tratamento contra a hipersensibilidade auditiva envolve o uso de medicamentos. Para aliviar as dores e a irritação ao ouvir os sons, podem ser receitados analgésicos. Já os ansiolíticos ou os antidepressivos são recomendados para controlar a ansiedade e o estresse do paciente que sofre com o problema.
Sintomas da Hiperacusia: A Hiperacusia pode começar de repente ou se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Quando alguém com a condição ouvir ruído, eles podem: Sentir-se desconfortável. Cobre seus ouvidos ou tente se afastar do barulho. Sinta-se irritado, tenso, angustiado ou ansioso.
Não conseguir lidar com qualquer um desses sons se torna uma grande dificuldade, pois a pessoa fica extremamente irritada o tempo todo, podendo até ficar depressiva, desconcentrada, e com dificuldade de realizar as tarefas do cotidiano. A hiperacusia atinge cerca de 5 a 10% da população, e usualmente está associado ao tinnitus.
Hiperacusia é uma tolerância colapsada ao som que torna virtualmente impossível às pessoas que sofrem desta doença terem uma vida normal.
Saiba reconhecer os sintomas de uma infecção do ouvido médio. A otite média aguda é o tipo mais comum de infecção no ouvido e pode ser causada por vírus ou bactérias. O ouvido médio é o espaço que fica atrás do tímpano e onde se localizam os pequenos ossos que transmitem as vibrações sonoras para o ouvido interno.
Como evitar a Golden Freddy in Fnaf 2?
Qual Tarot é mais fácil de ler?
Qual é o melhor jogo que todo mundo joga?
Quanto ganha Amanda Nunes UFC 259?
Quem é o santo do mês de outubro?
Qual é o celular mais barato do Brasil?
Como enviar a folha de pagamento para o eSocial domínio?
Quais são os principais sonhos dos brasileiros?
Qual par ordenado é a solução da equação 3x 2y 16?
Qual o sinônimo da palavra informações?
Como acalmar alguém com crise de raiva?
O que é resenha para que serve?
Como deixar a cicatriz mais clara?
Qual parte da Bíblia que fala sobre a fé?