A disfagia de transporte é um movimento prejudicado do bolo pelo esôfago e pelo esfíncter inferior. A disfagia de transporte é percebida mais tarde no processo de deglutição, ocorrendo, geralmente, de 2 a 4 segundos ou mais depois que a deglutição é iniciada, resultando na sensação do alimento “ficar preso”.
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.
1 – O estridor caracteriza-se por um ruído respiratório áspero produzido pelo fluxo aéreo turbulento ao atravessar uma via aérea estreitada, em geral a laringe e a traquéia. Dispnéia é a dificuldade para respirar podendo o paciente ter ou não consciência desse estado.
E um Otorrinolaringologista pode ser também necessário para exame específico da deglutição, pois é importante eliminar outros fatores que possam estar agravando a disfagia. Uma boa Fonoaudióloga saberá fazer os encaminhamentos necessários.
Os sintomas vão de dor forte e até queimação no peito, servindo de sinal para possíveis transtornos graves, sendo caracterizada por doença da gengiva, vírus do herpes simples, vírus da imunodeficiência humana, faringite, inflamação do esôfago, entre outros.
Nitidez do paladar e do olfato, declínio da umidade oral relacionado à idade e alterações motoras sutis podem contribuir para uma capacidade de deglutição mais baixa nos idosos. A disfagia é também uma causa comum de acidente vascular cerebral e demência. As células cerebrais que controlam a deglutição podem causar disfagia.
Os achados físicos costumam ser normais em indivíduos com disfagia. Deve-se observar o paciente tomar um pequeno gole de água, pois a incapacidade de engolir água confirma, pelo menos, uma obstrução parcial. O diagnóstico da patologia subjacente é mais frequentemente feito fora do departamento de emergência (DE).
Embora a disfagia seja freqüentemente considerada um sinal ou sintoma, às vezes é uma condição por si só. Dificuldade em engolir é bastante comum entre os idosos, e pode levar à desidratação, pneumonia por aspiração, desnutrição e até a morte. A deglutição é um processo complexo que envolve vários nervos e músculos diferentes.
A disfagia de transferência ocorre precocemente na deglutição (à medida que o bolo alimentar se desloca da orofaringe até o esfíncter superior), sendo frequentemente relatada como uma dificuldade para iniciar a deglutição. A disfagia de transporte é um movimento prejudicado do bolo pelo esôfago e pelo esfíncter inferior.
Como saber se o café está me fazendo mal?
Como tirar um print de uma página inteira?
Quantas gotas tem 1ml de Rivotril?
Qual é o tipo de vegetação da região sul?
Quais as modalidades e formas de prestação de serviço público?
Qual o melhor creme para melasma?
Quanto ganha um vendedor de açaí?
Qual a diferença entre o exame qualitativo e quantitativo?
Quantos graus a panela de pressão atinge?
Como ver imagens da Terra em tempo real?
Que remédio devo tomar para dor muscular?
Como saber as contas vinculadas ao meu CPF?
O que é velocidade de reação na educação física?