São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial.
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário. Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
O manifesto futurista original de 1909, escrito por Marinetti, exaltou a beleza da máquina e a nova tecnologia do automóvel, com sua velocidade, seu poder e seu movimento. Os futuristas exaltavam a violência e o conflito, e exigiam a destruição de instituições culturais, como museus e bibliotecas.
O principal objetivo do movimento era demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano. O artista buscava desconstruir, fragmentar e decompor o objetivo sob vários ângulos e diferentes perspectivas ao mesmo tempo.
Principais artistas e obras do Futurismo. Os principais artistas que representaram o Futurismo nas mais diversas áreas são: Carlos Carrá – também italiano; Enrico Prampolini – cenógrafo, pintor e escultor italiano; Fortunato Depero – pintor, escritor, escultor e designer gráfico italiano;
O Futurismo se desenvolveu em diversos tipos de artes e influenciou muitos artistas que depois estabeleceram diferentes movimentos modernistas. Ele se apresentou prioritariamente na Itália e França, onde várias pessoas, incluindo Marinetti, acabaram se identificando com o fascismo.
Os futuristas procuraram expressar os movimentos reais, apontando a velocidade exibida pelas figuras movendo-se no espaço. Inspirações para as cores e efeito de luz vindos do pós-impressionismo, bem como as técnicas de composições claramente cubistas, são claras.
Na literatura, os futuristas se destacaram pelo uso da tipografia, valorizando a propaganda enquanto veículo de comunicação. Nas obras, escritas em linguagem vernácula, tipicamente nacional, se destaca o uso de onomatopeias. A poesia da época se caracteriza pelo verso livre, as exclamações e a fragmentação das frases.
São características de uma informação valiosa?
Como se chama açougue na Argentina?
Quanto tempo o corpo demora para renovar as células?
O que significa dizer que vai chover 10 mm?
Quando é indicado a gasometria arterial?
Como Desencardir couro sintético?
Que novela Bruna Carvalho fez?
O que acontece se eu não receber a intimação?
O que fazer quando se come carne estragada?
O que acontece com o leite fervido?
Quais plantas podem ficar dentro de casas?
Qual a relação entre pressão de vapor e ponto de ebulição?
Como se originou o barroco no Brasil?
Quem é o ministro da Cultura 2021?
Quanto ganha um Atleta olímpico de corrida?
Quais são as três raças que formaram o povo brasileiro?