São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial.
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário. Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
O manifesto futurista original de 1909, escrito por Marinetti, exaltou a beleza da máquina e a nova tecnologia do automóvel, com sua velocidade, seu poder e seu movimento. Os futuristas exaltavam a violência e o conflito, e exigiam a destruição de instituições culturais, como museus e bibliotecas.
O principal objetivo do movimento era demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano. O artista buscava desconstruir, fragmentar e decompor o objetivo sob vários ângulos e diferentes perspectivas ao mesmo tempo.
Principais artistas e obras do Futurismo. Os principais artistas que representaram o Futurismo nas mais diversas áreas são: Carlos Carrá – também italiano; Enrico Prampolini – cenógrafo, pintor e escultor italiano; Fortunato Depero – pintor, escritor, escultor e designer gráfico italiano;
O Futurismo se desenvolveu em diversos tipos de artes e influenciou muitos artistas que depois estabeleceram diferentes movimentos modernistas. Ele se apresentou prioritariamente na Itália e França, onde várias pessoas, incluindo Marinetti, acabaram se identificando com o fascismo.
Os futuristas procuraram expressar os movimentos reais, apontando a velocidade exibida pelas figuras movendo-se no espaço. Inspirações para as cores e efeito de luz vindos do pós-impressionismo, bem como as técnicas de composições claramente cubistas, são claras.
Na literatura, os futuristas se destacaram pelo uso da tipografia, valorizando a propaganda enquanto veículo de comunicação. Nas obras, escritas em linguagem vernácula, tipicamente nacional, se destaca o uso de onomatopeias. A poesia da época se caracteriza pelo verso livre, as exclamações e a fragmentação das frases.
Qual o tempo de garantia do Onix?
Onde fica a garantia na nota fiscal?
Como comprar um carro financiado pelo banco do Bradesco?
Como funciona uma oficina de funilaria e pintura?
Quais geladeiras precisam de ponto de água?
Qual prazo de garantia de produtos eletrônicos?
Quais as formas de reprodução dos animais?
Quais são os tipos de métodos de pesquisa?
Como instalar o aplicativo Netflix na TV Philips?
O que o Arco do Triunfo representa?
Qual é a classificação do leite?
Como faço para denunciar um assistente social?
Quais são as características da internacionalização?
Como as paisagens podem ser classificadas explique as características de cada classificação?