Artrópodes são animais pertencentes ao Filo Arthropoda, um filo que agrupa organismos que se destacam pela presença de apêndices articulados e um exoesqueleto quitinoso, que protege o corpo do animal contra perda de água e predadores.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.
Duas características ressaltam-se, quando os aspectos gerais dos artrópodes são analisados: 1) a presença de um esqueleto externo (ou exoesqueleto) constituído por quitina, um polissacarídeo, e 2) a presença de patas articuladas, apêndices de locomoção que funcionam como um sistema de alavancas, potencializando a ação ...
Características Gerais Os artrópodes são animais pluricelulares - pois possuem várias células em seu corpo -, eucariontes e triblásticos - com três folhetos embrionários -. ... Como já dito, a principal característica do filo dos artrópodes é a presença de apêndices articulados, algumas vezes chamados de patas articuladas.
Normalmente, os anelídeos têm simetria bilateral e são animais triblásticos (ou seja, possuem ectoderme, endoderme e mesoderme). Por suas características, os anelídeos são vermes mais desenvolvidos do que os platelmintos e nematelmintos.
Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".
As características que diferenciam esse grupo dos demais artrópodes são estas: Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; Três pares de pernas; Dois pares de asas (presentes na maioria das espécies);
Os artrópodes (Filo Arthropoda) são animais invertebrados que apresentam grande sucesso evolutivo, sendo estimada a existência de cerca de um bilhão de bilhões de espécies (10 18) diferentes vivendo no planeta. Esse grupo apresenta grande importância, tanto ecológica quanto econômica.
(UEMS) Artrópodes que apresentam corpo marcadamente dividido em cabeça, tórax e abdome, apresentando três pares de apêndices locomotores. a) Chilopoda.
Dessa forma, ele precisa ser substituído por exoesqueletos maiores ou, então, limita o crescimento do artrópode. A muda é o evento no qual o artrópode se separa de seu exoesqueleto e produz um novo e maior para se alojar. O gráfico abaixo relaciona a taxa de crescimento de um artrópode com os eventos de muda.
Os artrópodes se reproduzem de forma assexuada, ou seja, com gametas que maioria das vezes possuem sexos separados. A maior parte desses animais realiza fecundação interna, mas alguns deles, como crustáceos, realizam fecundação externa.
Quem não tem Cartão Cidadão pode sacar FGTS na lotérica?
Pode-se substituir a pena do agente condenado a mais de 4 anos?
Como é um relacionamento possessivo?
O que os chineses pobres comem?
Como funciona o Apple educacional?
O que é objeto jurídico e material do crime?
Como desbotar jeans na máquina de lavar?
Para que serve o iodo no dia a dia?
Como era representado fisicamente a Afrodite?
Para que serve o feitiço descendo?
Como transformar gramas em xícara?
Quais as praias do litoral sul de Pernambuco?
Quando suspender anticoagulantes antes cirurgia?