Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno. Durante esse período, ela poderá se debater na gaiola e ficar muito assustada. Tente acalmá-la e analise a gaiola.
Outra das curiosidades sobre calopsitas é que essas aves podem ter pesadelo e, também, terror noturno. Isso acontece por conta de sombras, barulhos e, até mesmo, insetos, que podem assustar o pequeno animal enquanto ele dorme. Para que seu bichinho não sofra com isso, procure manter sua gaiola em um local tranquilo.
1.Se não está ferido, apenas assustado: Basta acender a luz, não retire da gaiola, fale com amor e delicadeza e se mantenha próximo até que se acalme.
Um som de bico triturando também é um indicativo de contentamento. Um sibilo, no entanto, indica medo ou irritação. Se sua calopsita sibila regularmente para você, ela não gosta de algo. Gritar é comum quando o pássaro estiver tentando chamar atenção ou quiser alertá-lo de alguma coisa.
Uma calopsita pode ser brava ou arisca por diversos motivos: por nunca ter tido contato com humanos, por ter sofrido maus tratos, algum trauma ou até mesmo algum ataque de predador. Quando a ave se encontra em uma dessas situações, ela pode interpretar a tentativa de carinho como uma ameaça.
33 curiosidades que você vai gostar
Uma das melhores formas de amansar calopsita arisca é colocando a gaiola em que a ave está próxima de você. Procure não fazer movimentos bruscos que possam assustá-la. Aos poucos vá se aproximando, converse com a ave e ofereça algo que ela goste. Sementes de girassol ou um pedaço de verdura são boas opções.
“O comportamento da calopsita reflete o tratamento que ela recebe”, explica Marta Brito, veterinária de São Paulo. “Se ninguém lhe dá atenção, ela fica nervosa mesmo e pode até atacar.” Daí a fama de hostil. No entanto, se o dono tiver paciência para treiná-la, vai se surpreender com suas habilidades.
O que tem sido feito para minimizar a ocorrência dos episódios de pânico – e que vem apresentando significativo êxito –, é deixar uma luz fraquinha ligada durante o período noturno, para que a ave possa se orientar.
Segure-a fora da gaiola, mas não diretamente à frente do bico do pássaro. Isso faz com que ele caminhe em sua direção voluntariamente. Mantenha a mão firme enquanto a calopsita bicar uma ou duas vezes ou deixe-a comer durante cinco segundos, quando ela se comportar bem.
É possível ter alguma infecção sem ter febre?
Qual o melhor medicamento para quem tem depressão?
Como entregar um relacionamento a Deus?
O que fazer depois de uma cirurgia de fêmur?
Porque alguns cremes deixam o cabelo duro?
Quais são os tipos de sistemas encontrados na minhoca?
Para que serve a máscara com filtro de carvão ativado?
Como acessar o setup da placa mãe?
O que pode queimar uma geladeira?
Qual a importância da metodologia de ensino da Geografia e História?
Qual é o objetivo da avaliação institucional?
Qual é o modelo do Motorola One?
Quando vai começar a pagar auxílio emergencial?
Como tirar o verde da aliança de prata?