Dicas para lidar com a ansiedade na adolescência
Correr. Para ajudar a combater a ansiedade, a corrida, que é uma atividade física aeróbica moderada, é bastante indicada por especialistas. Como ela exige bastante energia do corpo, produz mais endorfina e, consequentemente, aumenta a sensação de bem-estar.
Segundo Maria Dilma Alves, psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, as atividades físicas aumentam a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor: a serotonina e a endorfina.
Na esfera fisiológica, a prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade. Já o ganho de condicionamento e a mudança física contribuem para a melhora da autoimagem.
Todo exercício físico pode ajudar, mas se você tem um alto grau de ansiedade, é necessário um tratamento específico. Procure um psicólogo ou psiquiatra para avaliar seu nível de ansiedade e indicar um tratamento adequado para seu caso. Sim! Desde que feita de maneira adequada e orientada por profissionais competentes.
Inspire pelo nariz por contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro. Expire lentamente pela boca enquanto por quatro segundos e, após "esvaziá-los", mantenha-se assim por mais quatro.
O exercício ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento. Isso acontece porque durante a atividade o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar.
Para os iniciantes e jovens, uma caminhada realizada três vezes por semana é uma boa pedida, já para os idosos, a musculação feita com acompanhamento profissional é uma ótima escolha. A prática regular de atividades físicas também ajuda as pessoas que estão sofrendo de depressão, pois auxilia no sono.
Por isso, apoiar projetos que visem integrar famílias, jovens e escolas é uma maneira de auxiliar com que mais crianças e jovens em situação de vulnerabilidade consigam desfrutar de um futuro mais digno e com mais oportunidades.
A educação é uma das bases mais importantes quando falamos em transformar a vida de crianças adolescentes e jovens, desenvolvendo condições para que eles consigam vislumbrar um futuro melhor e com muito mais oportunidades.
Por isso, contribuir com projetos sociais que ajudam a reduzir o trabalho infantil é tão importante, dando a essas crianças e jovens a possibilidade de estudarem e de desfrutarem de um futuro mais digno e com mais oportunidades. Um desses exemplos, é o projeto Melhor de Mim, uma parceria entre o ChildFund Brasil e a Fundação Telefônica Vivo.
Um exemplo de projeto social que está ajudando a modificar essa realidade é o “Água Pura para crianças”, desenvolvido em parceria entre o ChildFund Brasil e a P&G, no Vale do Jequitinhonha.
Como lavar porcelanato polido Delta?
Quanto tempo preciso esperar para pisar após a instalação dos pisos?
O que que significa a palavra inserido?
O que é fazer uma calibração em um equipamento?
Quais os sintomas mais fortes da gravidez?
Quanto tempo para o corpo se acostumar com o peso?
Quais principais erros não podemos cometer ao atender um telefonema na empresa?
O que a laranjeira precisa para viver?
Porque utilizamos o artigo A antes da palavra University?
Pode dar leite ninho para filhotes de gato?
Pode haver consignação em pagamento em se tratando de crédito tributário?
Quando a comida demora a digestão?
O que é uma sinapse é o sentido da propagação do impulso nervoso?
Como se escrever no programa Tô Legal?