No Período Devoniano, mais ou menos 390 milhões de anos atrás, haviam essencialmente duas grandes massas continentais. O Gondwana era ainda, sem dúvida, o maior dos continentes. Mas muitas partes da América do Norte, Europa e Ásia haviam se fundido para formar um segundo continente de tamanho significativo, a Laurásia.
Período Devoniano
Começou há 416 milhões de anos e terminou 359,2 milhões de anos atrás. É o “Período dos Peixes”. Nessa fase da história da Terra, apareceram plantas de pequeno porte e os corais atingiram o apogeu. Surgiram os primeiros anfíbios, licopsídeos, insetos voadores e pré-gimnospermas.
Suas causas são ainda não conhecidas, atribuídas conjecturalmente a sucessivos impactos meteoríticos de grande escala, glaciação e diminuição da temperatura global, redução do dióxido de carbono e anoxia dos oceanos e outras massas d água.
O Período Devoniano é um período de tempo na escala de tempo geológico que começou cerca de 419 milhões de anos atrás e terminou aproximadamente 360 milhões de anos atrás. Esse período recebeu esse nome porque recebeu o nome da área em que as rochas desse período foram estudadas: Devon, Inglaterra.
Durante o Devoniano ocorreu a proliferação dos peixes, que dominaram de vez os ambientes aquáticos, motivo pelo qual o Devoniano é conhecido como "Era dos Peixes"; Além dessa proliferação, surgem os primeiros peixes com mandíbula.
30 curiosidades que você vai gostar
O período Ordoviciano (488-443 milhões de anos) sucede o período Cambriano. ... Durante o Ordoviciano, ocorre uma expansão e diversificação dos animais conchíferos (braquiópodes e gastrópodes), o surgimento dos moluscos nautilóides, como predadores, e de peixes primitivos.
OS TETRAPODA DO DEVONIANO
Entre os mais conhecidos estão Acanthostega e Ichthyostega, porém algumas características de outros tetrápodes, deste período, também serão abordadas neste capítulo.
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
O final do período Permiano é marcado por uma extinção em massa de proporções nunca antes vistas, onde 95% da vida na Terra desapareceu, incluindo os trilobites e os escorpiões marinhos, esse evento é conhecido como extinção Permo-triássica; porém alguns grupos sobreviveram e voltaram a se desenvolver, entre eles os ...
O Período Carbonífero foi um período geológico da Era Paleozoica. Principais características do período: - Desenvolvimento de diversas espécies vegetais e formação de grandes florestas. - A temperatura média do planeta era de 15°C.
A causa imediata de extinção parece ter sido o movimento de Gondwana para a região polar sul. Isso levou a um arrefecimento global, glaciação e consequente queda do nível do mar. A queda do nível do mar interrompeu ou eliminou habitats ao longo das plataformas continentais.
O desaparecimento dos dinossauros como resultado da colisão de um asteroide com a Terra há 66 milhões de anos é uma hipótese amplamente aceita pela comunidade científica.
As 5 maiores extinções em massaExtinção do Ordoviciano-Siluriano. Fonte: Livro A Sea without Fish - Indiana University Press. ... Extinção do Devoniano. Fonte: Karen Carr - The Field Museum. ... Extinção do Permiano-Triássico. Fonte: Ntvtiko / Deviant Art. ... Extinção do Triássico-Jurássico. ... Extinção do Cretáceo-Paleogeno.
O Período Cambriano (541–485.4 milhões de anos) é o período conhecido pela explosão da vida na Terra, quando se originaram todos os principais filos de organismos multicelulares, e ocorreu a irradiação de quase todos os grupos que encontramos atualmente, em um período de tempo geologicamente curto.
Os peixes placodermos,como o Dunkleosteus,desapareceram nesta extinção em massa. ... Havendo no período Devoniano, pelo menos hoje conhecidas, setenta famílias de peixes, apenas dezessete desas sobreviveram e passaram ao Carbonífero.
Os ostracodermos eram peixes sem mandíbulas que já habitavam a Terra a aproximadamente 500 milhões de anos. Eram cobertos de escamas e uma pesada couraça óssea. ... Os ossos fossilizados que nos oferecem as melhores datas são encontrados na Austrália.
Foi neste período que o supercontinente Pangeia se formou. Com a imensa concentração de massa terrestre, o planeta passou por uma grande transformação climática que o tornou mais seco, pois raramente encontrava-se mares ou rios no interior do continente.
A insuficiência de oxigênio provocada pelo aquecimento global explica mais da metade das perdas de diversidade marinha nessa extinção em massa do final do Permiano e outros fatores, como a acidificação ou as mudanças na produtividade dos organismos fotossintéticos, atuaram como causas adicionais, segundo estes ...
Principais características e acontecimentos do Permiano:
- Aumento das áreas dominadas pelas florestas de gimnospermas. - Presença de anfíbios de grande porte em águas doces (rios e lagos). - Presença de escorpiões marinhos nas águas dos oceanos, assim como tubarões primitivos e cefalópodes gigantes.
Os animais do início da Era Paleozoica viveram dominantemente em ambiente marinho: graptólitos, trilobites, moluscos, briozoários, braquiópodes, equinodermos, corais, etc. Os peixes surgiram no Ordoviciano, nas águas doces. As plantas terrestres mais antigas conhecidas datam do Siluriano (Austrália).
O Mesozóico é especialmente conhecido pelo aparecimento, domínio e extinção dos dinossauros, é a “Era dos Dinossauros”. Quando esta Era começou, existia um único continente, o Pangeia.
A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.
Agência Museu Goeldi – “Tetrápodes” é o nome de uma superclasse dos vertebrados terrestres, possuidores de quatro membros. Os animais dessa categoria são descendentes de peixes de nadadeiras lobadas, os Sarcopterygii. Nela, estão incluídos os anfíbios, os répteis, aves com penas e os mamíferos.
Por volta de 365 milhões de anos, as linhagens mais conhecidas dos primeiros tetrápodes surgiram: o Acanthostega e o Ichtyostega.
A Origem Dos Tetrápodes
Até pouco tempo atrás o gênero Ichthyostega (encontrado no leste da Groenlândia no ano de 1932) era o único representante conhecido dos primeiros tetrápodes.
Quais os tempos do subjuntivo?
Como eu devo Platinar os cabelos brancos?
O que o sinal de mais significa em uma equação química?
Como escrever a palavra gritando?
Como marcar uma cirurgia de laqueadura pelo SUS?
Como adicionar certificado https?
Como acabar com cheiro de Jaratataca?
Como tirar o modo Avarejo do aparelho celular LG?
Onde instalar antena de TV no carro?
Como tirar cheiro de mofo da árvore de Natal?
Como tirar o cheiro de cloro de dentro de casa?
Como tirar número do privado Motorola One Fusion?
Como tirar cheiro de Fede fede?
Como emitir o certificado do Pibid?