Você talvez já tenha ouvido falar que os dinossauros, que por milhares de anos reinaram sobre a Terra, foram extintos provavelmente por causa do choque de um asteróide com a Terra. Isso aconteceu há cerca de 65 milhões de anos.
A hipótese mais aceita é de que o meteorito encontrado na cratera de Chicxulub, na Península de Iucatã, foi o responsável pela extinção dos dinossauros, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão, a qual carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que ...
Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.
Um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos encontrou a prova definitiva do que causou a extinção em massa dos dinossauros. Para eles, o motivo foi mesmo a queda de um asteroide na Terra. ... De acordo com os especialistas, o impacto do asteroide com as rochas terrestres acabou por vaporizá-las.
Há 65 milhões de anos a atmosfera já estava com a mesma configuração atual e as grandes cadeias de montanhas (Alpes, Andes e Himalaia) já tinham iniciado seu processo de formação.
A cratera Chicxulub (pronuncia-se AFI: [tʃikʃuˈlub]) é uma antiga cratera de impacto soterrada de baixo da Península do Iucatã, no México.
Antes de mais nada, é bom dizer que os dinossauros sumiram do mapa há 65 milhões de anos. Eles viveram durante a Era Mesozóica (230 a 65 milhões de anos atrás) e dominaram o ambiente terrestre durante os períodos Jurássico (1 milhões de anos) e Cretáceo (110 milhões a 65 milhões de anos).
O papel do irídio na extinção dos dinossauros A poeira de irídio é tudo que sobrou da rocha de 11km que se cruzou com a Terra há 66 milhões de anos. Essa poeira ficou na atmosfera por algumas décadas e matou 75% de toda vida na terra, incluindo 100% dos dinossauros não avianos.
A maioria das pessoas aprendeu na escola que os dinossauros foram extintos devido à queda de um asteroide há 65 milhões de anos. Essa hipótese foi apoiada inicialmente em 1978 com a descoberta de uma fina camada de sedimento de argila rica em irídio na qual se formou no fim do período Cretáceo.
O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados surgiram durante o período Jurássico, embora exista a possibilidade de que os primeiros dinossauros já possuíssem protopenas no período Triássico. Após o evento da extinção em massa, os únicos dinossauros que sobreviveram foram as aves.
O anúncio de que se tratava do maior dinossauro brasileiro apenas foi feito em 2016, mais de 60 anos depois de sua descoberta, devido à falta de verbas para o estudo. Esse dinossauro é o Austroposeidon magnificus, uma espécie de titanossauro que media cerca de 25 metros de comprimento.
De acordo com os cientistas, a extinção de dinossauros foi resultado de uma série de eventos ambientais que começaram com a mudança na temperatura, ao contrário do que diz a teoria mais aceita: que a extinção foi resultado de um evento cataclísmico – como a queda de um meteoro. A extinção se deu por múltiplos fatores resultantes do impacto de ...
Qual o papel da enfermagem na lesão por pressão?
Como saber se vou crescer pelo pulso?
Quanto custa a pintura de um cômodo?
Como saber o tamanho do lustre ideal?
Como saber a altura certa do banco da bicicleta?
Como calcular o tamanho de uma string em Java?
Como saber o tamanho da cabeça para boné?
Qual a altura ideal para cortina de janela?
Como fazer tipagem sanguínea passo a passo?
Como se faz o abdominal obliquo?
Como se faz cola caseira com açúcar?
Como é chamado pão francês no Rio Grande do Sul?
Que tipo de comida servir no Halloween?
Quantas fases tem a mistura de sal e areia?
Como fazer sabonete líquido com restos de sabonete em barra?