Com a Nova Ordem Mundial, que se estabeleceu após o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos firmaram-se como potência militar e econômica. O mundo bipolar, que era dividido em dois lados: Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista), as duas maiores potências mundiais, não existe mais.
O mundo pós-Guerra fria é marcado por várias características, entre as quais se destacam a nova divisão com a questão multipolar, o neoliberalismo, a globalização e os blocos econômicos.
Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. Os norte-americanos usaram o dinheiro que haviam economizado durante a Segunda Guerra Mundial para adquirir bens de consumo que não estavam disponíveis durante o conflito. ... A sociedade norte-americana também estava mudando.
A segunda Ameaça Vermelha (Second Red Scare) começa em 1947, pouco depois da Segunda Guerra Mundial, e se desenvolveu, no contexto da guerra fria, até 1957, sendo popularmente conhecido como macartismo, período em que se criou a suspeita e o temor de que houvesse espiões comunistas (estrangeiros ou estadunidenses) ...
No pós-Primeira Guerra, os Estados Unidos se tornaram uma grande potência mundial. O país já era a maior potência industrial, e tornou-se, também, a maior potência financeira, tornando-se líder, após a guerra. Assim, toda o que abordaremos sobre História Econômica do século XX tem alguma ligação com os Estados Unidos.
43 curiosidades que você vai gostar
Apesar de também ter sofrido com um significativo número de baixas e gastar aproximadamente 36 bilhões de dólares, os EUA tiveram suas compensações. No ano posterior à guerra, o país triplicou suas exportações em comparação ao ano de 1913 e a renda nacional atingiu um valor duas vezes maior.
Os Aliados guerreavam contra o Eixo, formada por Alemanha, Itália e Japão. Os Estados Unidos começou a vender materiais bélicos e sua economia começou a crescer rapidamente com as políticas que o país implantava internamente. Tornou-se forte economicamente e ajudou seus aliados a vencerem a guerra.
- Aumento da propaganda anticomunista nos países capitalistas e de anticapitalista nos socialistas. - Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. - Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.
A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.
Qual é a unidade utilizada no Brasil para medir a temperatura?
Quais são os impactos da mineração?
Quanto tempo demora o curso de direito?
Como tomar Ciprofloxacino de 500mg para infecção urinária?
Como bloquear o Discord no celular?
Com quantos meses de gravidez o bebe começa a mexer?
Como estornar um DOC da caixa?
Para que serve o Lactobacillus casei?
Pode dar alface para Jabuti filhote?
Quantos watts tem a geladeira Electrolux df46?