No século VIII, houve um colapso político generalizado na região central dos maias, resultando em guerra internacional, abandono de cidades e mudança de população para o norte. O período pós-clássico viu a ascensão de Chichén Itzá, no norte, e a expansão do agressivo reino Quiché, nas terras altas da Guatemala.
História Geral. Fixados na Península do Iucatã, os Maias formaram um vasto império formado por várias cidades-Estado independentes. Em âmbito geral, cada um desses núcleos urbanos era constituído por uma teocracia, sistema de governo em que o representante máximo é visto como um representante dos deuses na Terra.
O maior grupo da sociedade maia eram os camponeses, responsáveis pela agricultura e pela produção de alimentos. Havia ainda uma nobreza, responsável por cargos relacionados à administração das cidades-estado e pelo sacerdócio religioso. Por fim, havia o rei, chamado de ajaw, que era autoridade máxima de cada cidade.
O grupo mais numeroso da sociedade era dos camponeses, os responsáveis pela agricultura e pelo abastecimento de sua cidade. A elite era a responsável pela administração das cidades-estado e pelas funções religiosas. A autoridade máxima e topo da pirâmide social maia era o rei de cada cidade, chamado de ajaw.
Uma lição do passado que serve de lição para nosso presente: uma pesquisa divulgada no periódico científico Science afirma que a civilização maia foi extinta após ser castigada por uma longa temporada de seca que desestruturou as relações econômicas e sociais daquele povo.
Os maias foram civilizações que se fixaram na América pré-colombiana. Ruínas de Tikal - Cidade maia situada na atual Guatemala. Os maias foram civilizações que habitaram a América pré-colombiana. Eles se fixaram nas regiões correspondentes aos atuais países da Guatemala, México e Honduras.
Há historiadores que afirmam que quando os espanhóis chegaram à América, a civilização maia já estava extinta. Contudo, outros acreditam que o processo de decadência dessa população ainda estava ocorrendo. Mapa do Império Maia, região em amarelo. Quem foram os Incas, Maias e Astecas?
Cada uma das Cidades-Estado tinha uma forma específica de exercer o governo maia, porém todas tinham uma estrutura teocrática hereditária, na qual o chefe político, que recebia o título de Halach Uinic, e seus descendentes eram considerados representantes do poder divino na Terra. Além disso, o chefe político era também guerreiro ...
Até hoje não foi possível decifrar seus escritos, dada a complexidade. A religião dos maias era algo de extrema importância, pois esses povos acreditavam que a humanidade era controlada pelos deuses, assim, a religião se fazia presente no cotidiano da população. Itzamna, “senhor do céu”, era o deus mais importante.
O que significa a palavra Jamming?
Qual o sentido da palavra MEC?
Qual a etimologia da palavra amém?
Quais são as 3 formas de diálogo Inter-religioso?
Como imprimir etiquetas adesivas no Corel?
Quando se decreta estado de calamidade pública?
Como Imprimir documento PDF em tamanho real?
Quanto é uma excursão para Disney?
Como se fala o nome janeiro em inglês?
Como impermeabilizar uma jaqueta?
Quais são as letras que só o alfabeto espanhol tem?
Como importar uma lista de contatos do Excel para Whatsapp?