Tomás Antônio Gonzaga foi preso e, levado para a Ilha das Cobras no Rio de Janeiro, onde ficou até 1792, quando foi extraditado para Moçambique, na África, onde pode refazer sua vida.
Sem esquecer que Tomás António Gonzaga morreu de paixão. Ele foi mandando para a ilha das Cobras no Rio de Janeiro, depois para Moçambique na África.
Ilha de Moçambique, Ilha de Moçambique, Moçambique Tomás António Gonzaga/Local de falecimento
Tomás Antônio Gonzaga foi um dos importantes escritores do movimento árcade no Brasil. Ele é patrono da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Além de poeta, ele foi ativista político, advogado, juiz e participou da Inconfidência Mineira, em Minas Gerais.
Marília de Dirceu
Marília de Dirceu é a obra mais emblemática do poeta árcade luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga. Trata-se de um longo poema lírico que foi publicado em Lisboa, a partir de 1792.
Doroteu Gonzaga também escreveu uma obra satírica vinculada à figura do governador da capitania de Minas, Luís da Cunha Meneses. Estas cartas escritas na estrutura poética eram emitidas com o pseudônimo de Critilo e endereçadas ao pseudônimo Doroteu.
1810
Tomás António Gonzaga/Data de falecimento
A primeira obra publicada por Gonzaga - um volume de poesias - surgiu em Lisboa no ano de 1792. Com 48 anos, o poeta estava aguardando para embarcar rumo à África quando publicou as suas Liras.
Estas cartas escritas na estrutura poética eram emitidas com o pseudônimo de Critilo e endereçadas ao pseudônimo Doroteu. Após investigações a respeito do autor, chegou-se a conclusão de que Critilo era Tomás Antônio Gonzaga e Doroteu era Cláudio Manuel da Costa.
A partir disso e da publicação de Obras Poéticas, Cláudio Manuel da Costa é considerado o introdutor do movimento arcadista no Brasil. Além dele, merecem destaque os poetas árcades: José de Santa Rita Durão (1722-1784), José Basílio da Gama (1741-1795) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).
Tomás António Gonzaga ( Miragaia, Porto, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810 ), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta e ativista político participante da Inconfidência Mineira, movimento pela independência de Minas Gerais, precursor do processo que conduziu à separação do Brasil de Portugal.
Tomás Antônio Gonzaga escreveu diversos poemas dos quais se destacam: 1 Marília de Dirceu (1792): poema lírico 2 Cartas Chilenas (1863): poema satírico More ...
Marília de Dirceu. A obra mais emblemática de Gonzaga é “ Marília de Dirceu ”, um conjunto de liras publicadas a partir de 1792. Essa obra esteve baseada no romance que ele teve com a brasileira Maria Doroteia. Note que era comum os poetas árcades escreverem com pseudônimos. Gonzaga escrevia com o pseudônimo Dirceu.
O casamento é marcado para o final do mês de maio de 1789. Como era menos rico que ela e era funcionário público, portanto poderia ser transferido para a capital, Salvador, sofreu grande oposição por parte dos pais de Maria Dorotéia. Retrato do poeta luso-brasileiro Tomás António Gonzaga - feito com base em gravura do século XIX.
Que cor nascem os filhotes de gato siamês?
Qual a classificação do girassol?
Como saber se vc está indo bem no trabalho?
O que fazer quando der mal jeito no pulso?
Como saber se vc está sendo ignorado?
Como descobrir se você tem claustrofobia?
Como saber se é necessário usar óculos?
Quando começa a contagem do aviso prévio indenizado?
Como saber se tem ou não ginecomastia?
Como são jogados os jogos de salão?
Quanto tempo dura firma aberta em cartório?
Quando o sangue sai nas fezes o que pode ser?
Qual o nome da faculdade para quem quer ser atriz?
Qual a origem do nome de Barbalha?