A partir de 1970 a taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade. (Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2000, p. 29.)
O Brasil pode ter vivido seu último boom populacional nas décadas de 1980 e 1990, quando o número de habitantes do país cresceu cerca de 44%. Nas duas décadas seguintes - entre 2000 e 2020 -, o crescimento da população brasileira deve cair para 22%. Entre os anos 2020 e 2040, o avanço populacional cai para 7,5%.
Entre 1940 e 1970 o Brasil experimentou um processo de rápido incremento demográfico, em virtude de seu alto crescimento vegetativo, não tendo as migrações internacionais exercido papel significativo. No período, a população passou de 41 para 93 milhões de pessoas, com taxa média de crescimento de 2,8% ao ano.
Crescimento populacional mundial
Em um intervalo de uma década, a taxa de crescimento da população do planeta caiu de 1,2% ano em 2010 para 1,1% em 2020, o que indica a manutenção do aumento populacional, mas a ritmo cada vez mais lento, que vem diminuindo gradualmente com o passar do tempo.
A maior aceleração no aumento da população brasileira ocorreu durante a década de 1950. Naquele período, a população cresceu a uma média de 3,0% ao ano, correspon- dendo a um acréscimo relativo de 34,9% no efetivo populacional.
20 curiosidades que você vai gostar
O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.
Entre 1940 a 1960 foi registrada a maior evolução das taxas de crescimento populacional, atingindo em 1960 a taxa de 2,9% a.a. (ao ano - ou 29%0 a.a.). Este período marcou a primeira fase de transição demográfica brasileira.
Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.
Mora declarou que o crescimento populacional pode na verdade sufocar a economia, criando um déficit de empregos para uma população jovem em explosão, o que em alguns países resultou em distúrbios sociais. Além disso, ter muitos jovens pode criar um fardo educacional, resultando em menores receitas do governo.
O número de pessoas no planeta cresceu exponencialmente após a Revolução Industrial. Espera-se que em 2100 o mundo suporte mais de 10 bilhões de habitantes. Dez mil anos depois, por volta de 1800, no alvorecer da Revolução Industrial, estima-se que foi atingido o número de um bilhão de seres humanos na Terra.
Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc. Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional.
Publicação lançada nesta segunda-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).
No período abrangendo 1900 a 2000, o Brasil apresentou o maior percentual de crescimento populacional do mundo: 874%. Contudo, nas últimas décadas essa tendência mudou. Houve no país uma queda no ritmo de crescimento da população, pois as mulheres passaram a ter menos filhos.
A população brasileira cresceu, em 138 anos, quase 20 vezes, segundo apontam os resultados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, atingimos a marca de 190.755.799 habitantes. ... Em 1872, quando foi realizado o primeiro recenseamento, éramos 9.930.478.
Até 2100, a população brasileira deverá ser inferior a 180 milhões de habitantes. É o que afirma o levantamento Projeções Populacionais Por Idade e Sexo Para o Brasil até 2100, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A população brasileira era considerada insuficiente para povoar esse grande território. ... a) O que ocorreu com a população brasileira entre 1920 e 1960? A população teve um aumento de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
A principal consequência do envelhecimento populacional está atrelada à redução da chamada População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, o número de pessoas que possuem condições de trabalhar e que contribuem para o sistema previdenciário local.
O processo de urbanização teve como consequência a poluição dos recursos hídricos, da biodiversidade, do ar e do funcionamento dos ecossistemas. ... Para além da poluição dos recursos hídricos e da degradação da biodiversidade devido à sobrepopulação, a qualidade do ar também é afetada.
A superpopulação pode resultar do aumento de nascimentos; do declínio nas taxas de mortalidade; do aumento da imigração; ou de um bioma insustentável e o esgotamento de recursos naturais.
Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população. O resultado do seu indicador implica um valor positivo ou negativo de aumento da população. O Brasil registrou um forte crescimento vegetativo nas décadas do final do século XX.
Dentre as faixas etárias separadas pelo IBGE, a mais povoada em 2010 era a que fica entre os 20 e os 24 anos – 17,2 milhões (9%) de brasileiros têm essas idades. Em 2000, a maior concentração era na faixa etária imediatamente abaixo – 17,9 milhões (10,6%) tinham entre 15 e 19 anos de idade.
As estimativas demográficas recentes apontam que a população mundial pode chegar a um número superior a 9 bilhões de habitantes em 2050. O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população.
Os dois fatores principais que afetam o crescimento populacional são: taxa de natalidade (b) e taxa de mortalidade (d).
Foi a partir da década de 1960 que o Brasil registrou queda no crescimento da população, como mostra o gráfico. O principal motivo foi a redução da taxa de fecundidade, em razão da inserção das mulheres no mercado de trabalho e do processo de urbanização, fatores que mudaram a configuração das famílias.
Como montar closet em quarto pequeno?
Como usar o estetoscópio Premium?
Como montar um estoque de Auto Peças?
Como gravar um CD MP3 com várias pastas?
Como gravar reunião online grátis?
Como criar um curso pelo WhatsApp?
Como memorizar os versículos da Bíblia?
Como gravar a tela do notebook Dell?
Quanto custa uma passagem de trem de Belo Horizonte para Vitória?
Como Gravar ou Montar a imagem ISO?
Quanto tempo dura a gravação de tela do iPhone?
Tem como gravar podcast a distância?
Como mandar um boa noite lindo?
Como gravar a tela pelo notebook?
O que é permitido na dieta paleolítica?
Como gravar reels usando áudio?