Especialistas acreditam que, se o megalodon ainda existisse nas águas profundas do oceano, ele teria mudado bastante.
Acredita-se, segundo as evidências, que o O. megalodon tenha desaparecido há cerca de 2,6 milhões de anos, quando houve uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra, e que, ao que tudo indica, pode ter sido causada por uma grande supernova.
Megalodon, o maior tubarão que já existiu, foi um predador feroz nos mares pré-históricos com uma força de mordida cinco vezes mais forte que a do tubarão-branco de hoje. Mas as fêmeas também eram mães especiais.
Cientistas concordam que o que provocou a extinção do megalodon há 2,6 milhões de anos foi a escassez de comida. Em outras palavras: os antigos gigantes dos mares morreram de fome. Pesquisadores chegaram a essa conclusão identificando quem eram as suas presas preferidas.
A maior parte do que se sabe sobre o maior tubarão que já existiu vem dos dentes, da vértebra ocasional e de algumas marcas de mordidas em outros animais. A única certeza que se pode ter é de que esse enorme tubarão está extinto.
29 curiosidades que você vai gostar
De acordo com especialistas, o Otodus megalodon poderia chegar até 15 metros, tendo sido extinto há mais de três milhões de anos. Ainda assim, a existência de uma criatura pré-histórica tão assustadora fascina as pessoas, além de alimentar teorias de que ele ainda possa viver nas águas profundas e pouco exploradas.
megalodon pode ter se extinguido antes do que se supunha; fósseis examinados em depósitos do Pacífico Norte sugerem que esses tubarões foram extintos há cerca de 3,6 a 4 milhões de anos.
O megalodonte foi uma espécie de tubarão extinta há cerca de dois milhões de anos. Acredita-se que esse animal tenha vivido do Mioceno Médio ao limite do Plioceno-Pleistoceno. Ele era encontrado em mares quentes e rasos de praticamente todo o planeta, o que conferiu a essa espécie o título de cosmopolita.
Parentes do tubarão-branco, megalodontes viveram entre 23 milhões e 3 milhões de anos atrás. Pesquisadores estimam que sua mordida tinha uma força de 10 toneladas.
Esse tubarão pode viver até 400 anos – e sabemos disso graças à bomba atômica.
O maior peixe do mundo é o tubarão-baleia.
Não se engane com o termo baleia no nome desse animal, ele não é um mamífero! Esse peixe está no grupo dos peixes cartilaginosos, vive em ambiente marinho, nas águas tropicas e quentes temperadas, e seu nome científico é Rhincodon typus.
O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.
Agora, ele tem finalmente a sua resposta: o megalodonte desapareceu há cerca de 3.6 milhões de anos, cerca de um milhão de anos antes das estimativas anteriores.
Luis Ernersto explica que um estudo de 2015, baseado no tamanho de 545 dentes, estima que o animal tinha um tamanho médio de 10 metros, podendo chegar a 17 metros de comprimento. "Com essas medidas, o megalodon pode ser considerado o maior tubarão que já existiu".
Tubarão raposa (Alopias vulpinus)
É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo.
Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.
Um mergulhador que participa da Black Gold Fossil Charters, que realiza expedições marítimas em busca de fósseis, encontrou em setembro deste ano um dente imenso de Megalodon, uma espécie pré-histórica de tubarão, na costa da cidade de Venice, na Flórida. “Este eu vou manter para sempre com certeza.
O nome da espécie paradoxodon refere-se ao fato de que o tubarão surgiu tão repentinamente no registro geológico, depois de parecer ter se separado de seu parente mais próximo, Otodus, cerca de 45 milhões de anos antes.
Tubarão-zebra: O tubarão-zebra pode não ser o mais rápido ou o mais esperto, mas pode ser um dos mais bonitos. Tubarões-zebra nascem com listras marrons e brancas que lembram o mamífero que originou seu nome.
Tubarão-elefante
Mas, a verdade é que, apesar de seus 10 metros de comprimento e aparência pra lá de assustadora, o tubarão-elefante não apresenta nenhuma ameaça aos humanos.
Das cerca de 380 espécies de tubarão no mundo, cerca de 80 foram identificadas no litoral brasileiro. Segundo pesquisadores, apenas 12 com registro de incidentes com humanos. No Brasil, os casos mais frequentes acontecem em Pernambuco, no Nordeste.
Tubarão-da-Groelândia com cerca de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo.
Quando se trata de tamanho, a baleia azul supera até mesmo as maiores estimativas de megalodonte. Acredita-se que as baleias azuis podem atingir um comprimento máximo de 34 metros e pesar até 200 toneladas.
A baleia-azul pode chegar até 30 metros de comprimento e pesar 180 toneladas. Sendo que a maior já catalogada tinha 33,58 metros.
Um exemplar adulto de uma baleia azul pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar 190 toneladas, tornando ela o maior animal que já viveu na Terra.
Qual é o sentido de poder para Norbert Elias?
Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?
Pode comer fruta depois do almoço?
Qual sabonete bom para alergia na pele?
Quando surgiu a qualidade total?
Porque o símbolo da seleção francesa e um galo?
Quanto tempo dura uma pessoa com embolia pulmonar?
Quais as ferramentas utilizadas no processo de gestão de competências?
Como transformar uma string em um array php?
Quem é aposentado por invalidez pode ter bens em seu nome?
Quem tem triglicerídeos pode comer pipoca?
Como fazer o fatorial de um número em C++?